Translate

domingo, 21 de novembro de 2010

RÁDIO. A informalidade de Belmino é 10


Sebastião Belmino é um dos melhores profissionais de rádio e TV do Ceará. Sensível, bem humorado, de papo nordestino e agregador, Belmino faz do rádio aos domingos uma sala de conversa, onde todos os que chegam sentem a sua informalidade. Ouvi-lo, é prazeiroso.

Hoje foi meu dia de retornar ao programa. Via telefone, conversamos sobre muitos assuntos. Mais, principalmente, os da profissão. E pude contar coisas do passado, quando ensaiava os primeiros passos no 'sem fio'. A história da rainha Elizabeth é a pura verdade. Estão lá em Iguatu (corregindo o Eliomar de Lima sobre a localização da rádio onde tudo aconteceu) o Wálter Sudário, o Edilson Rolim e outros colegas com quem compartilhamos essas 'saias justas' do início de carreira.

A da vidente baiana é verdade, também. Nunca me passou pela cabeça fazer o 'Barra Pesada'. Deixar de atuar no Vida&Arte, do jornal O Povo, para ir apresentar um programa policial, realmente, deixou muita gente surpresa. Mas fui. Tenho compromissos comigo mesmo. Estou ali não para que ele me sirva de trampolim a uma carreira política - sem querer desmerecer os que assim agem. Mas é algo cármico, digamos assim.

Voltando ao Belmino: ele é uma expressão do rádio AM, veículo carente de profissionais dessa estirpe. O preconceito tem distanciado jovens de fazer carreira ali, sem saber que o mundo do futuro (eu diria, presente) tem fome e sede de informação. E que o veículo de todos os tempos para isso é o rádio. O AM é o canal mais direto, ágil, interativo. E Belmino exercita esse 'prazer' semanalmente, como se fosse o dever sagrado de ir à missa aos domingos.

Belmino é 10.

FALANDO NISSO

5 comentários:

Unknown disse...

Oi Nonato.

Essa postagem, mais que uma informação sobre o mundo do rádio (comunicadores e canal) é uma declaração de amor ao meio.

Concordo contigo. Belmino é 10!!

Abração e bom domingo.

antonio . ALTANEIRA fco. rocha sp disse...

é verdade nonato o belmiro é fantástico quando a tv diario era via satélite aberta pra todo brasil era um dos meus programas predileto aqui em sp muito bom tem muito assunto pra com o entrevistado e sua naturalidade e sem forma de duvida um grande valor que agrega o seu currículo. parabéns delmiro .ele não é 10 e muito mais.é sem

Flavio disse...

Ola Nonato, sou seu fã vc sabe de ha muito tempo, mas vc e Belmino juntos e tudo de bom. Sou fã de radio AM, daqueles que dormem com o radio ao pé do ouvido, gosto de houvir Narcelio Lima Verde, Tom Barros e etc., só lamento que o espaço das radios locais esteja cada vez mas resumido, talvez seja um dos fatores que estimule este tal de preconceito entre jovens profissinais.

MEU CARO UM ABRAÇÃO E MUITA PAZ
FLAVIO

José de Arimatéa dos Santos disse...

Nonato,
Sinto saudades do tempo que chegava do trabalho para o almoço e ligava a tv para ver Belmino na Tv Diário.
O rádio é mágico e nós ouvintes só ganhamos com locutores do naipe de Belmino.
Abraço!

Ismael Luiz disse...

Nonato, vc, Belmino e uns poucos outros, honram o verdadeiro rádio AM, livre de maracutaias e de "cuspidores de microfone".Saudades dos bons tempos.