Translate
sábado, 9 de outubro de 2010
Os 60 anos da TV por Gilmar de Carvalho
O Povo, em sua página de Opinião, abre espaço para tres mestres da Comunicação analisarem o fenomeno TV nesses 60 anos de existência, tomando por base o olhar cearense. Tanto Frederico de Castro Neves, quanto Beth Jaguaribe fazem abordagens interessantes. Mas é na leitura do mestre Gilmar de Carvalho que se oportuniza a chance de se passar em revista a historicidade da televisão em terras alencarinas.
Em texto com vistas a um público mais abrangente - e ele é bom tanto nisso, quanto escrevendo produções acadêmicas -, Gilmar faz uma revisão nostálgica desse veículo que há 50 anos chegou a Fortaleza. Revisita lugares e nomes que foram capazes de primar por uma TV toda produzida aqui, como a TV Ceará. A emissora tinha sua estrutura capaz de produzir novelas (ao vivo!), de fazer adaptações de clássicos da Literatura, evidenciando a leitura e o sotaque cearenses.
Ao lembrar nomes como João Ramos, Ary Sherlock, Dora Barros, Cleide Holanda, Karla Peixoto, Maria Luisa, Toinho Mendes, Jane Azeredo, Eduardo Campos, Neide Maia, Guilherme Neto, Augusto Borges, Narcélio Limaverde, Lustosa da Costa, Gilmar confirma a certeza de que "graças a elas (pessoas), temos o que comemorar".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário