Translate

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Curiosa. Relógio do Juizo Final atrasa um minuto

VIA
Você sabia que tem um relógio que mostra qual o tempo que separa a humanidade de sua autodestruição? Embora seja algo metafórico, mas o relógio do Juizo Final existe. Quando os povos do mundo tomam iniciativas importantes, esse tempo aumenta. Quando ocorrem ações negativas, ele aproxima-se mais do fim.
O relógio foi concebido em 1947 a partir das detonações atômicas de Hiroshima e Nagasaki, só tendo sido atualizado 18 vezes. Em quase duas décadas, esta é a primeira vez que ele se retarda. A distância maior desse indicador foi em 1991 (17 minutos para a meia noite), quando a URSS e EUA firmaram o Tratado de Redução de Armas Estratégicas.

A partir daquela data, os últimos eventos só faziam o relógio ganhar mais minutos: a diminuição dos gastos militares pós-Guerra Fria (1995, -3), as provas nucleares da India e Paquistão (1998, -5), o rompimento dos EUA com o Tratado sobre Mísseis Antibalísticos como consequência dos ataques de 9/11 (2002, -2); e o mais recente, as provas nucleares na Coréia do Norte (2007, -2).

De acordo com o grupo de cientistas atômicos que orientam o Relógio do Juízo Final - que inclui 19 premios Nobel, entre eles pessoas do nível de Stephen Hawking – a cooperação internacional e a recente consciência sobre a deterioração climática do Planeta, representam um retrocesso (mínimo) em direção a autodestruição humana.

A chegada de Obama à Casa Branca significou uma mudança significativa na postura internacional dos Estados Unidos, muito mais voltada a negociação que a de seu antecessor, George W. Bush. "
Artigo explica o porquê do atraso (em inglês)

Nenhum comentário: