Translate

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

William Bonner revela modo de fazer do JN


Quando o Jornal Nacional estiver completando em setembro 40 anos, o jornalista William Bonner vai lançar o livro "JN - Modo de Fazer", sobre o processo de produção do telejornal que ele edita e apresenta.

Eu li a notícia na coluna do Daniel Castro, que adianta que a obra apresentará a linha editorial do "JN" ("Mostrar, todos os dias, aquilo que de mais importante aconteceu no Brasil e no mundo, com clareza, isenção e pluralidade", segundo Bonner), a rotina de apuração, a relação com as afiliadas e correspondentes, as reuniões e a preocupação com a linguagem.

"Bonner contará no livro que a edição mais atípica da qual participou foi a do acidente de avião da TAM em Congonhas, em julho de 2007. "Apresentamos o jornal e conversamos ao vivo com vários repórteres, enquanto os fatos transcorriam e eram apurados", lembra.

Revelará também o maior "sufoco" que passou ao vivo: Foi "a leitura da carta aos brasileiros redigida pelos filhos do jornalista Roberto Marinho, no dia seguinte à sua morte [em agosto de 2002]".

Um comentário:

Ismael Luiz disse...

Será que ele vai contar sobre a censura diária,antes do JN ir ao ar,que tem que passar pelo crivo dos filhos,assim como era no tempo de Roberto Marinho? Se compararmos o JN com os telejornais da Record e da Band,perceberemos,claramente,que muitas notícias de interess,principalmente,nas áreas de política e economia,deixam de ser divulgadas.