Translate

sábado, 28 de novembro de 2020

ALAN. Um senhor de 80 com garra para chegar mais longe

O que dizer de um senhor de 80 anos, dos quais mais de 60 atuando como profissional do jornalismo? Alan Neto é uma dessas figuras que a gente admira desde os tempos em que, na Rádio Iracema, comandava o "Alvorada Musical' e que ontem celebrou 80 novembros com a garra de quem vai chegar mais longe.


Era sua voz que acordava os ouvintes da capital e do interior, ao som de um dos temas compostos pelo maestro Henry Mancini para o filme "Hatari". Alan, por assim dizer, fazia o que hoje em dia é comum nas músicas de 'rap'. Mais ele é bem mais do que isso.  

Noticiarista do "Grande Jornal Iracema", com quem eu aos 16 anos - tremendo nas bases - fiz dupla, bem no comecinho da minha carreira. O "príncipe" como ele assim passou a ser chamado por seu primo Irapuan Lima, antecedeu no horário das seis da tarde a resenha esportiva mais famosa sob o título de "Confidencialmente", que saltaria para o impresso, sucedendo-se como Confidencial, até chegar aos dias de hoje com o "Trem Bala", 

Quando eu fui para o jornal O Povo, chamava-me atenção a sua figura à frente de uma máquina de datilografia, aos fins de bnoite, compondo os comentários da sua coluna, após uma partida de futebol. Se o jogo demorasse e varasse à noite, mesmo assim, Alan estava lá, maecando presença. 

Sua casa de origem é o jornal O Povo, muito embora ele tenha debandado por ocasião da criação do Diário para os lados do Sistema Verdes Mares. Mas a gratidão a Demócrito Dummar e a bonomia de toda a família da Aguanambi, acabaram resgatando-o para o jornal e para a televisão. 

Chegar aos 80, trabalhando, pode ser considerado um luxo a que poucos se dão, num País onde os idosos sofrem restrições no mercado e a figura do velho seja até demonizada pelos ocupam cargos temporários no Poder Público. Alan Neto, certamente, não é unanimidade; mas como dizia um mestre da crônica esportiva brasileira, Nélson Rodrigues, "a unanimidade é burrice". 

Palmas para você Alan, cujo nome artístico foi tirado do astro Alan Ladd (embora seu irmão Híder tenha citado como sendo de Alain Delon). Mas pouco importa: Alan ou Manoel Simplício (o da carteira de identidade) é pra ser reverenciado. Que venham mais anos de produção, de garra e de afeto, que lhe dedica o grande amor de sua vida que é Ivanilde Rodrigues. 


Nenhum comentário: