Translate

quarta-feira, 21 de junho de 2017

CENSURA. Supremo libera o site 'A Falha de São Paulo'

Acabou a censura ao site de humor A Falha de São Paulo. 




Li no Caros Amigos: O site de humor A Falha de São Paulo, criado pelos irmãos Lino e Mario Bocchini para satirizar a cobertura jornalística do veículo do jornal a Folha de S. Paulo, foi liberado pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ) no início da noite desta quarta-feira (21). O blog, que funcionou por menos de um mês, foi retirado do ar em setembro de 2010 após pedido liminar do veículo da família Frias.

Na época, a Folha alegou que os responsáveis pelo blog teriam copiado o projeto gráfico e a logomarca do impresso e os explorado comercialmente. Mas este não foi o entendimento da Quarta Turma do STJ, dos quais quatro ministros, entre cinco, votaram a favor dos irmãos Bocchini. 

A suspensão da publicação se tornou pública e, mesmo após sete anos, é considerada pelos veículos da mídia alternativa um exímio caso de censura na área da comunicação. O jornal ainda pode recorrer da decisão.
Em entrevista à Caros Amigos, Lino retoma a trajetória do processo e explica que ele e o irmão perderam em primeira e segunda instância no estado de São Paulo, e que o relator do STJ havia dado um parecer favorável à Folha. “Foi uma vitória difícil. Não tínhamos dinheiro para ficar viajando para Brasília e mandar advogados”, conta o jornalista. “Os ministros pediram vista, repensaram o caso e viramos o jogo”.
Para o blogueiro, o caso é emblemático porque poderia abrir uma jurisprudência muito negativa para a coletividade. "Seria muito ruim se prevalecesse a teoria deles de que era uma simples questão comercial - o que não fazia nenhum sentido, pois não havia nenhum banner comercial, anúncios, venda de nada", relata Lino.

2 comentários:

Jefferson Cezar disse...

Nonato,por onde anda o Tony Duarte,que trabalhou na FM 93 e foi apresentador da versão Local do Globo Esporte?

Raimundo Moura disse...

Na verdade foi o STJ e não o Supremo, mas o que vale é que caiu a Censura.