Translate

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

RÁDIO. Para onde vai se mudar mesmo a Super Clube?

Andam a falar de que a Ceará Rádio Clube - a distinta e pioneira Club - está de mudança de moradia. Não sei atinar para onde vai a antiga emissora dos Associados, a estação primeira do Ceará, por onde passaram figuras como João Ramos, Cândido Colares, Wilson Machado, Narcélio Limaverde, Paulo Limaverde, Augusto Borges, Colombo Sá e tantos outros que ainda pontificam no velho prefixo da PRE-9. O nosso estimado Aurino, que tem à incumbência de dirigir a emissora nos dias atuais, bem que poderia me dizer o paradeiro para onde vão seus atuais profissionais. 

terça-feira, 23 de agosto de 2016

» DICAS » Aumentar o volume do radio aumenta o consumo

Quando o volume do rádio aumenta, o consumo de energia também aumenta.

Odilon Duarte, mestre em Engenharia Elétrica, explica que, com a elevação do volume, o alto-falante vibra com uma amplitude maior, o que acarreta um maior consumo de energia. Com o som mais baixo, acontece o inverso.

Mas, apesar dessa variação, o Instituto Nacional de Eficiência Energética (INEE) defende que o aumento do som altera muito pouco o valor da conta de luz. Isso acontece porque os aparelhos de som e televisão já possuem sistemas econômicos.

Os equipamentos domésticos, como máquina de lavar, chuveiro elétrico e geladeira, consomem muito mais energia que o aparelho de som, mesmo se ele estiver com o som alto.

Fonte: ABERT
Lido em 'Loucos Por Rádio'

TEVÊ. Mabel, a voz feminina das chamadas da Rede Globo

Muita gente quer saber a quem pertence a voz feminina (bonita) das chamadas da Rede Globo? Ela é de Mabel Cezar, atriz e dubladora, que desde 'Jóia Rara', anuncia os comerciais da emissora. Ela é a mesma pessoa que empresta a voz às atrizes Catherine Zeta-Jones, Anne Hathaway e Jennifer Aniston em muitos filmes. Mabel substitui a Dirceu Rabelo que, ao longo de 40 anos, foi a voz mandona de todas as chamadas da Globo. 


ATOR Edson Celulari diz que ratamento está indo bem


 O ator Edson Celulari mostrou que seu tratamento está indo bem. Nesta segunda-feira, 22, ele mostrou uma foto em que aparece fazendo exercícios físicos e agradeceu aos fãs pelo apoio que recebeu desde que anunciou que está com câncer do tipo linfoma não-Hodgkin.

“Já me aquecendo, aos poucos, pra Tokyo2020. Cada dia melhor, com muita fé e coragem. Obrigado pelas orações e carinho”, disse na legenda.

TV. Pedro Bial deixa o 'Big Brother'; entra, Tiago Leifert


Pedro Bial não é mais o apresentador do 'Big Brother Brasil". Vai substitui-lo Tiago Leifert em janeiro. Segundo a Folha de SP o motivo é que o jornalista ocupará o horário do “Programa do Jô” em 2017. A Globo deve informar aos telespectadores no próximo sábado, quando Leifert se despede do 'É de Casa". 


NOMES. Morre no Rio o jornalista Geneton Moraes Neto

O jornalista, escritor e documentarista pernambucano Geneton Moraes Neto morreu nesta segunda-feira (22), aos 60 anos, no Rio, em decorrência de um aneurisma na artéria aorta sofrido em maio.

Ele estava internado havia quase três meses na Clínica São Vicente, na Gávea, zona sul da cidade.
Ao longo de 44 anos de carreira, Geneton passou por jornais e emissoras de TV –seu último cargo foi o de repórter especial do canal pago "Globonews"–, escreveu livros de reportagem e dedicou-se também ao cinema. 
(Folha de SP)

TEVÊ. O primeiro debate com os candidatos será amanhã

A TV Cidade vai realizar nesta quarta-feira, a partir das 13 horas, um debate com os candidatos a prefeito de Fortaleza.
Estarão no confronto seis candidatos, exceção de João Alfredo (PSOL e Gonzaga (PSTU), pois os partidos dos dois atinge a cota mínima de representação de nove parlamentares no Congresso.
No formato, os candidatos farão pergunta para candidato. Vai até as 14h45min, com mediação do jornalista da casa, Alexandre Medeiros.
(Blog do Eliomar)

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

LEITURA. Dicas para o rádio obter lucro em meio à crise

A crise financeira no Brasil traz um novo desafio para donos e administradores de rádio: como garantir um negócio lucrativo? É preciso fazer cortes nas despesas, mas manter a qualidade do que é oferecido ao ouvinte. Também é preciso diversificar as opções de espaços oferecidas aos anunciantes, investir em tecnologia e atualizar antigos processos.
É essencial saber que um bom gerenciamento pode não só salvar o seu negócio, mas também garantir um bom resultado, mesmo com a economia instabilizada! As dez dicas deste post podem ser muito úteis para isso, confira:

Como garantir uma rádio lucrativa durante a crise

1. Corte despesas
Não é possível fugir de um corte de despesas para garantir a saúde financeira do seu negócio durante a crise. Como a rádio já não fatura como antes, portanto você não pode gastar como antes. Divida as despesas da empresa em: essenciais, importantes e desnecessárias (ou substituíveis). Os cortes devem ser feitos neste último grupo.
2. Aumente o controle sobre as finanças
Um bom controle sobre as finanças é importante sempre, mas durante uma crise econômica, ele pode ser o diferencial para garantir a sua tranquilidade financeira. Tenha todas as entradas e saídas de dinheiro registradas com precisão – isso contribui para que o administrador visualize quais são as áreas em que é possível economizar mais. Um sistema de gestão financeira é ideal para isso.
3. Automatize processos
Investimentos em tecnologia refletem em um aumento da produtividade interna. Alguns programas especializados também eliminam a necessidade de grandes equipes para realizar determinadas tarefas. Assim, você pode colocar os seus funcionários para realizar outras tarefas – que gerem mais lucro para a rádio – ou fazer cortes na equipe, se necessário, sem prejudicar a qualidade do que é entregue aos ouvintes.
4. Não perca personagens importantes para o seu negócio
Demitir funcionários é a solução encontrada por muitas empresas que veem o seu negócio em risco. Mas, é preciso tomar muito cuidado para não dispensar pessoas essenciais para o sucesso da emissora. Quem são os comunicadores responsáveis pelos programas de maior audiência na rádio? Estes, por exemplo, são profissionais que você deve manter na casa.
5. Mantenha a qualidade do conteúdo
Substituir os programas ao vivo por blocos de músicas gravadas é uma solução muito mais econômica para as rádios. Mas, essa é uma decisão que reflete na perda de ouvintes. Para que a sua emissora se mantenha firme durante a crise, é preciso ir pela direção oposta: investir em ações para aumentar a audiência. Manter uma programação de qualidade é essencial para isso.
6. Invista em novidades para a programação
Manter a qualidade é o mínimo que a rádio deve fazer para sobreviver à crise. Mas, para aumentar os índices de audiência e atrair mais anunciantes, é preciso mais: é preciso trazer novidades que captem a atenção de novos ouvintes. Ficar de olho nas tendências, apostar na interatividade com o público e diversificar a programação com mais conteúdos interessantes, são boas maneiras de fazer isso.
7. Reforce o relacionamento com o ouvinte
Uma palavra se torna ainda mais importante em períodos de crise: fidelização. Ouvintes fiéis a sua emissora estão frequentemente ouvindo a sua programação – o que garante bons números de audiência para a rádio. Invista em ações que reforcem o relacionamento entre a rádio e o seu público. Apostar em mais conteúdos locais é um bom exemplo de como fazer isso.
8. Reforce o relacionamento com o anunciante
Também é preciso conquistar a fidelização dos seus anunciantes. Durante uma crise, as empresas costumam cortar gastos relacionados ao marketing. Se antes investiam em televisão, revista e rádio, agora optam por apenas uma ou duas opções. Quanto mais forte for o relacionamento da emissora com os seus clientes, maiores as chances de eles decidirem a favor da sua empresa nesses casos. Mostre aos anunciantes o poder de alcance da rádio, deixe claro quais são os benefícios de promover a marca em seus espaços publicitários e ofereça dicas que ajudem a potencializar as estratégias de marketing dos seus clientes.
9. Use os meios digitais a seu favor
Para que a sua rádio tenha uma longa duração no mercado, ela não pode parar no tempo. Hoje em dia, não basta ter uma frequência em uma estação AM ou FM. É preciso ter um site, perfis em redes sociais e um aplicativo. Os seus ouvintes querem opções e investir em meios digitais faz com que a emissora se fortaleça durante a crise.
10. Ofereça mais opções aos seus anunciantes
Também é fundamental apostar em estratégias para tornar a sua rádio mais atraente para os seus anunciantes. Uma excelente maneira de fazer isso é disponibilizando mais opções de espaços comerciais. Os meios digitais são ideais para isso. Ofereça opções mais econômicas de publicidade no site, por exemplo, ou pacotes que incluam site, redes sociais e aplicativo. Além de atrair mais anunciantes, essa é uma ação que aumenta as possibilidades de ganho da emissora!
Com informações da Cadena
FONTE: RADIOENEGOCIOS.COM.BR

JORNAIS. Eduardo Tessler avalia as capas no mundo

No Brasil festa e ranço


No Rio tudo é festa. Metro (Rio de Janeiro, RJ) comemora como um carioca.O Globo (Rio de Janeiro, RJ) é previsível e tenta colocar mais informações do que o dia (de ressaca) merece. Curioso é que a foto não é de sua numerosa e ótima equipe de imagens, mas de Fabrizio Benschi, da Reuters.

Folha de S. Paulo (SP) e O Estado de S. Paulo (SP) se contaminam com o pessimismo paulistano. Os dois apostam na informação de que o Brasil não bateu a meta de medalhas pretendida. Como se isso tivesse alguma relevância.

Verdade que a foto da Folha é a melhor entre os jornais brasileiros - curiosamente, sem crédito. A do Estadãoé do tempo em que jornais apostavam todas as fichas no breaking news. Do século passado.


Foi bonita a festa...

JORNAIS. Pesquisa provoca dois clichês na edição dominical


domingo, 21 de agosto de 2016

LIVROS. Lira Neto prepara seu mais novo lançamento


FOTO. A sensibilidade de um profissional como Tiago Stille


JORNALISMO. A capa mais criativa das Olimpíadas


As Olimpíadas vão deixar saudades. Das disputas, da bela festa que o Brasil proporcionou. Da cobertura jornalística, tanto da mídia televisiva quanto da impressa. E em meio a essa cobertura, os jornais fizeram bonito. Como a capa da medalha de ouro do salto de vara que levou o Extra a usar de boa criatividade no título.

GOSSIPS. A coluna do Abidoral é a quente de O Povo
















Sou o maior fã do Abidoral, o colunista de rádio e tv de O Povo. Ele sabe disso, como eu sei dele o que muitos outros não sabem. A cada semana, ele cunha (ops!) 'potins' deliciosos sobre os que fazem comunicação. Neste domingo, elogia a transmissão da Band nas Olimpíadas, mas não perdoa Datena. Na verdade, concordo com ele. Fala da Eulália Camurça, assumindo como professora de Direito. E destila seu veneno sobre um programa que ficou de sair, o "Por Aí", mas até parece que perdeu o endereço. Abidoral é ótimo!

COLEÇÃO. Fã compõe páginas de discos muito famosos



Os Beatles são incríveis, para não dizer aquele palavrão. Uma de suas capas mais famosas ganhou homenagem de um fã de cinema e, principalmente, de "Stars Wars". Ele editou um site com uma coleção de registros de muitas capas de discos consideradas antolóicos. Uma delas, essa dos Beatles que serviu de modelo a personagens de "Stars Wars" e 'Game of Thrones". Clique AQUI e mate a curiosidade.

CINEMA. Restaurado, filme de Bowie volta em setembro

O Homem que Caiu na Terraclássico de ficção científica estrelado por David Bowie está de volta em setembro agora aos cinemas em 4K para comemorar o 40º aniversário de sua restauração. Também estará disponível online a partir de outubro.

OLIMPÍADAS. O valor do espírito olímpico é ressaltado

medalhas Rio
As  Olimpíadas do Rio-2106 terminam, com fantástica demonstração de como os brasileiros podemos organizar e reger um evento como esse. Da abertura ao encerramento, tudo correu acima das expectativas. Por isso, resolvemos emoldurar esse 'post' com as medalhas que merecem todos aqueles que contribuíram para o sucesso da festa. Claro que se tivessemos uma tabela de medalheiros para a modalidade organização, o ouro caberia ao Brasil como país realizador. Em meio a isso, destcar os milhares de voluntários que demonstraram, também, o valor do espírito olímpico.

COMPUTAÇÃO. Um site com os pioneiros dessa Ciência


Boole, Babbage, Church, Zuse, Shannon, Lovelace, Leibniz, Turing, Wilkes, Jacquard, Minsky, Hopper, Thompson, von Neumann, Kurtz, Berners-Lee, Ritchie Kay, Cerf, Moore, Pascal ... são alguns dos nomes pioneiros, gênios e heróis, que lutaram nos começos difíceis de computação: da teoria à luta com os mecanismos, eletricidade, miniaturização, matemática e até mesmo lógica pura. Eles estão todos aqui: The Pioneers. Esta visualização interativa de Andrew Buntine, desenhado por Mel Huang, pode ler mais sobre cada um deles e eles basta clicar sobre o nome ou fotografia. (Com imagens você também pode jogar um tipo trivia como é chamado? ) Também existem links para a Wikipédia e tamanho das fotos mostra a "importância" do personagem. Há também um motor de busca para encontrar personagens (embora No total, há apenas pouco mais de cento e não é difícil de navegar listas) ou, o mais interessante, filtrá-los por categorias: internet, bancos de dados, sistemas operacionais ... e até mesmo uma cronologia com os marcos mais importantes, a partir de Al-Khwarizmi para Sanjeev Arora.

FONTE: Microsiervos

sábado, 20 de agosto de 2016

RÁDIO. Mais um mês de 'Voz do Brasil' fora das 19 horas

Os ouvintes de rádio de diferentes cidades brasileiras perceberam algo diferente no ar: a ausência da Voz do Brasil na faixa das 19h00. Algumas emissoras optaram por flexibilizar o horário de transmissão do programa obrigatório gerado pela Radiobrás, ação que é possível com base na Medida Provisória 742 e atinge todas as emissoras de rádio no país e é relacionada à realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. E o radiodifusor interessado tem mais 30 dias para poder alterar o horário de transmissão da Voz do Brasil, tendo a faixa das 22 horas como limite para a execução.

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

ELEIÇÕES. Voto é secreto, mas tem quem fuja ao preceito

Jornalista declarar voto aberto nas redes sociais, a esse ou aquele candidato, me parece mais um desses equívocos que permeiam a imaturidade de certos profissionais da categoria. Talvez, por isso mesmo, esteja pintando no Facebook uma reação de gente do meio contra esse tipo de coisa. Presume-se seja uma campanha contra essa submissa forma de quem, para defender a boquinha, chega a fazer mais propaganda do candidato do que o próprio partido. Ou será que eles são obrigados? Pois eu sigo o alerta da Maísa Vasconcelos: 

TV. Rossicléa critica gafes de Galvão Bueno ontem à noite


TV. A Globo desmente clima ruim entre Waack e Cris Dias



Quem viu o "Jornal da Globo", anteontem, se deparou com uma saia justa entre Cris Dias e William Waack. Logo no começo da atração, a jornalista disse: "Agora finalmente ele me deu um oi, mas tudo bem o momento pedia pressa". Pouco depois, foi interrompida pelo colega quando ia falar do vôlei e retrucou: "Quer continuar?". No final do jornal, ao ser perguntada se não tinha mais a dizer sobre a ginástica olímpica, a apresentadora devolveu: "Você quer que eu saia falando mesmo o que estou pensando?" A Globo se apressou em negar qualquer clima entre os âncoras. Cris Dias tirou por menos a discussão no ar. "Eu e William nos demos bem desde o início e isso aumentou com o tempo. Nosso humor é desafiador, provocativo, e isso é instigante. Acho engraçado entenderem nossa sintonia de outra forma." Já Waack acha que os espectadores andam ranzinzas: "A atual crise espalhou pelo país um mau humor do qual muitas pessoas não conseguiram se libertar".

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

ELEIÇÕES. TRE cria manual de relacionamento com a mídia

E
O TRE sergipano lançou um "Manual de Relacionamento com a Mídia". Visa orientar seus servidores no uso de veículos de comunicação para transmitir informações sobre o período eleitoral. Interessante, o capítulo sobre rádio e TV servem, muito bem, para qualquer pessoa que deseje usar esses veículos com objetividade e bom senso. 

RÁDIO Alcance
Lembre-se de que, no rádio, o alcance da fala é amplo e imediato. O ouvinte pode estar em qualquer lugar, exercendo outras atividades ao mesmo tempo. Portanto, vá direto ao assunto, fale pausadamente e repita as informações principais. Evite termos técnicos e dê exemplos práticos. 
Ao vivo 
Cumprimente o ouvinte: bom dia, boa tarde ou boa noite. Entrevistas ao vivo exigem preparação. Ainda que você conheça de antemão o assunto, imprevistos podem acontecer. O ideal é que você consulte o repórter antes de a entrevista ser iniciada. Seja conciso e direto nas respostas, comece pelo fato mais contundente. Procure responder às perguntas em, no máximo 30 segundos. Se houver mais de um entrevistado ao mesmo tempo, evite falar junto com a outra pessoa. 
Citações 
Evite iniciar as respostas com citações, com palavras como “Ontem” e expressões como “Como havia dito...”, “Repetindo”, “Novamente”. A linguagem de rádio é instantânea e às vezes é necessário reforçar determinadas ideias. No jornal, o leitor pode reler o texto para recuperar alguma informação; no rádio, isso não é possível. 
Dicção 
Fale devagar e aguarde cerca de três segundos para responder à próxima pergunta. 
Empatia 
Seja simpático e utilize uma linguagem agradável. Adote o ponto de vista do público. O ouvinte pode se dispersar com facilidade, caso a entrevista seja monótona e sem entusiasmo. 
Estrangeirismos 
Evite ao máximo o uso de palavras estrangeiras. Números, siglas e cifras No rádio, as informações mais importantes são sempre repetidas. Repita as cifras que necessariamente precisam ser exatas e identifique as siglas (Universidade de Brasília - UnB). Na medida do possível, procure arredondar cifras e números, para facilitar a compreensão do ouvinte. 
Discurso 
Ordem direta, pontuação, frases curtas e poucos adjetivos. Tente aproximar o assunto do ouvinte. Evite chavões como “com certeza” e gírias. Cuidado com o tom: não seja irônico nem agressivo. 

TELEVISÃO 
Ao vivo 
Uma entrevista ao vivo não deixa espaço para erros, já que a informação chega ao público instantaneamente. Cumpra o horário determinado pelo repórter para não causar transtorno. Avise, com o máximo de antecedência possível, se não puder mais dar a entrevista. Atenha-se ao que o repórter perguntou para não cair em armadilhas ou colocar-se em situação de embaraço. Não tente preencher todos os espaços. Caso aconteça algum imprevisto, deixe que a equipe de produção resolva.

(Manual de Relacionamento com a Mídia-TRE/SE)

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

PERGUNTA&RESPOSTA. Quem volta depois do intervalo?

P - "É comum ouvir alguns apresentadores dizerem 'seja bem-vindo de volta ao...', no retorno do intervalo comercial de alguns programas no rádio e na TV. Isso é correto?" pergunta Ramon Luis Correia do Nascimento, de Messejana. 

R - Na verdade, Ramon, quem está de volta é o programa  e não o telespectador, que teve o evento intervalado para atender ao bloco dos anúncios. Mas a forma citada por você não chega a prejudicar o entendimento do programa.