A Jacobs Media lançou na semana passada a tão aguardada pesquisa sobre os hábitos dos ouvintes de rádio, chamada de Techsurvey 2024. O nome desta edição do levantamento foi “Radio in The AI Era”, destacando o novo momento em que toda a geração de conteúdo vive perante o avanço da inteligência artificial.
Gratuidade do rádio, receio do avanço da IA nas programações, avanço do streaming, atração de jovens, entre outros pontos, estão entre os destaques do Techsurvey 2024
Para se ter uma ideia da abrangência da pesquisa, são mais de 30 mil participantes no levantamento. E as descobertas mostram um rádio resiliente, com consumo elevado, mas com desafios importantes como a atração de públicos mais jovens, maior concorrência entre mídias diferentes, impactos da IA e as mudanças na forma como se ouve rádio.
De acordo com as descobertas da pesquisa, apesar de enfrentar desafios como um público que está envelhecendo e a concorrência de novas opções de mídia no carro, o rádio continua mostrando uma notável resiliência. A estabilidade é evidenciada pela persistência da base de ouvintes e pela capacidade de manter sua relevância cultural e local. O levantamento mapeia ouvintes de 500 estações dos EUA e Canadá, com 67% dos ouvintes identificando a facilidade de se ouvir rádio no carro como uma razão fundamental para consumirem o meio, algo que não tem mudado ao longo do tempo.
FONTE: Tudorádio