Translate

quinta-feira, 2 de maio de 2024

RÁDIO. Pesquisa mostra resiliência dele em plena era I.A.

 A Jacobs Media lançou na semana passada a tão aguardada pesquisa sobre os hábitos dos ouvintes de rádio, chamada de Techsurvey 2024. O nome desta edição do levantamento foi “Radio in The AI Era”, destacando o novo momento em que toda a geração de conteúdo vive perante o avanço da inteligência artificial. 

 Gratuidade do rádio, receio do avanço da IA nas programações, avanço do streaming, atração de jovens, entre outros pontos, estão entre os destaques do Techsurvey 2024

Para se ter uma ideia da abrangência da pesquisa, são mais de 30 mil participantes no levantamento. E as descobertas mostram um rádio resiliente, com consumo elevado, mas com desafios importantes como a atração de públicos mais jovens, maior concorrência entre mídias diferentes, impactos da IA e as mudanças na forma como se ouve rádio

De acordo com as descobertas da pesquisa, apesar de enfrentar desafios como um público que está envelhecendo e a concorrência de novas opções de mídia no carro, o rádio continua mostrando uma notável resiliência. A estabilidade é evidenciada pela persistência da base de ouvintes e pela capacidade de manter sua relevância cultural e local. O levantamento mapeia ouvintes de 500 estações dos EUA e Canadá, com 67% dos ouvintes identificando a facilidade de se ouvir rádio no carro como uma razão fundamental para consumirem o meio, algo que não tem mudado ao longo do tempo.

FONTE: Tudorádio


Outro ponto relevante é a capacidade do rádio de oferecer conteúdo local e criar uma conexão com a comunidade é cada vez mais valorizada. Em comparação com outras mídias como podcasts e DSPs, o rádio se destaca por seu alcance local e a capacidade de engajar ouvintes em bases comunitárias. 
O levantamento também aponta que os comunicadores, conhecidos nos EUA e Canadá como “personalidades no rádio”, continuam a ser um fator fundamental de atração para os ouvintes, com muitos valorizando mais os apresentadores do que a música em si. Este aspecto tem sido consistente ao longo dos anos, com 57% dos ouvintes em 2024 afirmando que a interação com personalidades é um dos principais motivos para sintonizar.

A pesquisa também procurou entender as razões que se levam uma pessoa a deixar ou reduzir a escuta de rádio, até para entender os desafios do setor e possíveis soluções. Neste caso, os principais motivos para a redução na audiência incluem menos tempo gasto dirigindo, mudanças de estilo de vida relacionadas ao trabalho remoto e a disponibilidade de alternativas de áudio consideradas mais convenientes por alguns dos entrevistados. A competição com plataformas como Spotify e podcasts continua sendo o obstáculo mais significativo, de acordo com o mapeamento.

 

Também é destacado uma possível estagnação e também o crescimento no digital, ou seja, enquanto a audição digital mostra sinais de estagnação em termos gerais, os aplicativos móveis (streamings e áudio de rádio) e dispositivos inteligentes (como alto-falantes inteligentes, “smart-speakers”) estão se tornando métodos mais comuns e preferidos para acessar transmissões de rádio.



Nenhum comentário: