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quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

PENSE NISSO. Para quem vive deixando tudo para depois

TV. O SBT fará mudanças e a Jangadeiro adere também

 

JORNAIS. Um 'print' do G1 leva o CE Agora a um descuido

 

Quem primeiro errou, digitando a manchete sem o A de feriado, foi o G1 cearense. De repente, o Ceará Agora resolve dar a informação e, pelo visto, apenas fez um "print" do jeito que estava escrita. O informativo do G1-CE consertou o equívoco. Falta alguém no portal do excelente CE Agora dar uma revisada. 

MÚSICA. A dupla Vevé & Tânia completa 50 anos de atividade

Eu conheço essa dupla desde o primeiro instante em que eles passaram a se dedicar a trabalhar com música. Everardo já tinha uma cancha anteriopr à esposa Tânia. O trabalho deles é reconhecido nacionalmente. O cantor Ritchie nunca deixa de dizer que o sucesso de "Menina Veneno" se deveà divulgação dele no Ceará. E são muitos outros exemplos, que ele destaca nessa postagem dos 50 anos de atividade. 


"Baseados em Fortaleza, capital do Ceará, Vevé & Tânia fazem parte do mundo da divulgação artística há quase 50 anos. São exatamente 47 anos divulgando artistas nacionais e internacionais.

Essa vida dedicada ao mundo artístico começou em 1977 na filial da gravadora Emi Odeon em Fortaleza. De 1977 a 1982 divulgou nomes como José Augusto, Clara Nunes, Roberto Ribeiro, The Fevers, Fernando Mendes, Odair José, Egberto Gismonti, Paulinho da Viola, Milton Nascimento, Beto Guedes, Simone, Djavan e outros mais.
Na Odeon foram responsáveis pelo sucesso de músicas como Me Esqueci de Viver, do José Augusto, A Desconhecida do Fernando Mendes, Morena de Angola de Clara Nunes e vários outros.
Em 1982, Vevé foi contratado pela gravadora CBS que depois virou Sony Music. Foi a partir daí que surgiu a dupla Vevé & Tânia. Na multinacional, a número 1 do mundo, a dupla ficou até o final de 2018, ano em que a gravadora encerrou as vendas (*discos físicos) no mercado brasileiro focando no digital.
Na CBS criaram sucessos como Menina Veneno do Ritchie, Superfantástico da Turma do Balão Mágico, P* Da Vida com o Dominó, Vou de Táxi com a Angélica e outros mais.
Na CBS/Sony Music Vevé & Tania trabalharam com quase todos os artistas lançados nas últimas 4 décadas como Roberto Carlos, Balão Mágico, Dominó, Ritchie, Skank, RPM, Angélica, Cidade Negra, Jota Quest, Zezé Di Camargo & Luciano, Julio Iglesias, Shakira, Terence Trent Darby, Pink Floyd e muitos outros.
Hoje Vevé & Tânia Divulgação é uma grife musical. Cuida da divulgação de grandes nomes do atual shows business e presta serviços de consultoria a escritórios e produtoras musicais como a Work Show, GH Music, World Show, e gravadoras como a Warner Music, Universal Music, Sony Music.
Atualmente trabalha com artistas como Luan Santana, Matheus e Kauan, Pericles, Dilsinho, Menos é Mais, Henrique e Juliano, Maiara e Marisa, Mari Fernandez, Iza, Ludmilla, Doce Encontro, Ferrugem, Simone Mendes dentre outros."

LEITURAS. Lições descuidadas de ficção e de Jornalismo


De Paulo Elpídio de Menezes*
Alguma coisa se passa por onde essas graciosas criaturas “aprendem” a ser jornalistas… Mais do que estudar, desenvolvem essas diligentes criaturas a capacidade de conviver, na teoria e prática da ciência da conviviabilidade, a que desperta a esperteza e a perspicácia, armas temerárias dos trabalhadores da imprensa. O uso de linguagem clara e a adequação dos conceitos tornam o trabalhador da notícia sobre os fatos e o construtor da opinião artesãos dos quais se exige um nível mínimo de leitura e de informação da realidade que ele pretende enquadrar com regra e compasso. A lógica, o domínio do vernáculo e o descortino sobre a história são instrumentos delicados a serviço do jornalista. A visão ideológica e o ativismo patriótico são complementos dispensáveis para a compreensão da realidade que o repórter ou o editorialista, os “âncoras”, na linguagem midiática, pretendem engarrafar para o leitor preguiçoso e desatento. O domínio da palavra exige, em muitos casos, maior perícia do que carece o cirurgião para expor meticulosamente nas bacias os miúdos dos seus pacientes… A realidade — a verdadeira ou a ficção construída — a expor aos ímpios, cidadãos descuidados porém combativos, exige e impõe limpeza intelectual, assepsia lógica e perspicácia para traduzir os fatos e as suas circunstâncias e fazer com que sejam acreditados. De tão complexo e variado é o métier de jornalista, em seu sentido mais amplo, que nem justificaria houvesse um curso em uma universidade para “fazer” jornalistas. Bastaria ao aprendiz de feiticeiro-jornalista uma carga de filosofia “aplicada”, aulas de computação, que as palavras saem da máquina com alguma ajuda distraída do digitador, leituras bem conduzidas de história e ciências sociais,a granel, sem as partes chatas, e uma excepcional capacidade de tornar a realidade ficção e a ficção — realidade… Ora direis, com a sensata suspeita: este é o perfil, na literatura, do ficcionista, nos desafios estéticos do romance e da novela. Ao que eu responderia, apoiado no sucesso do “new journalism” americano: mas não é do mesmo encarte que estamos falando? Lembrando, por justiça, para não esquecer que o “new journalism” foi a porta para o novo romance, o “nouveau Roman” que Alain-Robbet Grillet, na França, e outros tantos talentos projetaram no cenário da literatura mundial contemporânea.

*Professor, ex-reitor da UFC e literato cearense





quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

MÍDIA MUNDO. Saiu no Post, mas não na imprensa brasileira

 Que bom, Eduardo Tessler voltou a postar no Mídia Mundo. E fala sobre um caso de aborto de brasileira que só deu no Washington Post:

Está na capa do The Washington Post (Washington, DC) de hoje: a história de Cristina, brasileira, que foi de São Paulo até a Argentina para sofrer um aborto.

Curioso como um fato tão corriqueiro - e ilegal - que acontece cerca de um milhão de vezes por ano está fora da mídia.

O aborto mal feito acaba sendo responsável por 200 mil internações a cada ano, um caos.

E nada sai na mídia.

(Eduardo Tessler)

PENSE NISSO. Que adianta ganhar o mundo e perder a alma?

TV. Equipe é alvo de assalto quando falava sobre insegurança

 O assalto a dois jornalistas da TV Metropole, durante a gravação de uma reportagem no bairro Cidade dos Funcionários, reforça muito bem a situação de insegurança da cidade. Em vídeo gravado pela equipe, o repórter Nathan Gomes comentava a ousadia dos bandidos que assaltam as pessoas quando em uma motocicleta dois homens rendem o jornalista e o cinegrafista. O G1 postou o vídeo.

JORNALISMO. "O Eco" leva o partido PL a fazer correção ética



                 

Um jornal digital, O Eco, pode ser considerado como o responsável pela destituição do assassino do Chico Mendes, da presidência do PL, no Pará. Foi uma denúncia desse jornal digital  que levou ao Brasil o conhecimento desse absurdo, cometido por membros do Partido Liberal, incluindo nos seus quadros, como dirigente o réu confesso confesso que ainda responde pelo assassinato do maior líder ambientalista das Américas. Pelo trabalho dessa equipe, o GENTE DE MÍDIA passa a incluí-la a partir de hoje na lista de leituras de mecessárias dos órgãos da imprensa

RÁDIO. Nossa conversa com Dom Gregório Paixão na Jang

PENSE NISSO. A fé que move montanhas de problemas

PEDIDO. Familiares de Alan Neto pedem doação de sangue

 O jornalista e colunista do O POVO, Alan Neto, está necessitando de doadores de sangue, quando se encontra internado no Hospital Antônio Prudente, no bairro de Fátima, desde o último dia 31, após sofrer um acidente doméstico.

O apresentador do programa Trem Bala (Youtube do O POVO) teve o colo do fêmur fraturado e foi submetido a uma cirurgia.

“Como muitos sabem, Alan está hospitalizado há alguns dias no Hospital Antônio Prudente e precisa da nossa solidariedade. Caso possa fazer a doação, gentileza procurar o Fujisan e informar o nome oficial dele (Manoel Simplício de Barros Neto) “, comentou o irmão e jornalista Sérgio Ponte.

Serviço:

Banco de Sangue Fujisan
Local: Av. Barão de Studart, 2626 – Dionísio Torres – Fortaleza – CE
Atendimento: Segunda a sexta, das 7:30h às 16:30h. Sábado, das 7:30h às 13:00h
Paciente: Manoel Simplício de Barros Neto, o Alan Neto

DO BLOG DO ELIOMAR


terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

RÁDIO. Esse veículo ainda consegue bater as mídias digitais

Quer prova mais evidente de como o rádio consegue ser mais ágil até mesmo do que as redes sociais? Bem cedo, antes das 9 informamos à redação da Jangadeiro Band News FM 101,7 sobre a saúde e internação do governador Elmano de Freitas em SP. O rádio à frente até das mídias sociais. 

 O Lucas Leite deu a informação por volta de 8 e pouco e quando entramos no ar, às 9h23min ampliamos os dados a partir de contato com a jornalista Camila Carvalho, da assessoria do governo. Só mais tarde, sites como de O Povo e JJ colocariam a informação. Isso me surpreende, quando se sabe que, hoje em dia a informação caminha mais rápida via internet. E quando ocorre um fato como esse de hoje, de o velho "sem fio" ser mais rápido do que as modernas mídias, tem que se reconhecer o valor desse veículo que, passa o tempo e ele continua a melhor fonte de informação de/para todos nós.

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

SAÚDE. Fausto Silva volta a ser internado em São Paulo


 O apresentador Fausto Silva, conhecido como Faustão, foi internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Desde setembro de 2023, Faustão passava por diálise. Agora, o apresentador poderá precisar de um novo transplante, desta vez renal.

Em agosto do último ano, ele passou por uma cirurgia para transplante de coração, no mesmo hospital. Após o procedimento, ele passou por fisioterapia e revelou ter fraturado a costela.

TRIBUNA DO NORTE/RN 


DEU NO ESTADÃO. A Globo dispensa Fátima depois de 37 anos

 


TV. Novo "Sem Censura" atrai bons convidados com a Cissa

 
O novo "Sem Censura",com Cissa Guimarães apresentando, é a grande atração das tardes da TV Ceará. Nesta estreia, vários convidados entre eles Miguel Falabella e Cláudia Raia, falando sobre a mescla da tragédia e comédia a que eles tiveram que enfrentar. 


GENTE. Ricardo Kelmer e as camisetas "Persona non grata"

 O jornalista, escritor e produtor Ricardo Kelmer teve sempre uma atitude "avant-garde" em relação às coisas do mundo. Ele já foi roteirista da Globo, atuou em alguns quadros de humor e mais recentemente se dedica a conviver numa sociedade que luta para vencer o estabelecido. Atualmente, está vendendo a nova "camiseta da luta democrática e antifascista", em relação à guerra na Palestina. 

Quem se interessar pelo material, "Persona Non Grata", ao preço de 49 reais, os pedidos podem ser encaminhados até quarta, dia 28, para entrega aqui em Fortaleza. 

PIX: 85 99149.2929 ou rkelmer@gmail.com


GENTE. Lucas e Karla Moura levam o JB para vacinação

 Desde do nascimento, há quatro meses, nenhum colega da Jangadeiro Band News tinha visto o João Benício. Os pais Lucas e Karla Moura foram vaciná-lo e aproveitaram para dar uma passadinha na empresa. Nem precisam dizer que tanto ele quanto ela demonstrando a maior corujice. Também pudera, o menino é uma fofura que nos deixou encantados. 

MULHERES. Wanniffer faz dieta e Juliana estreia no 'Bom Dia'

 

A estreia da queridissima Juliana Castanha foi a melhor do dia. Elegante, charmosa, com voz encorpada e talento de jornalista, Juliana agora amanhece ao lado do seu ex-pupilo (do Câmera 12) como âncora. O Ceará te dá bom dia, Ju. 

domingo, 25 de fevereiro de 2024

AVISO AOS NAVEGANTES. Cuidado com conteúdos apelativos

 Nas redes sociais, a imagem de Renato Aragão vem sendo divulgada com texto em letras garrafais - "LUTO Falecimento". A primeira reação do internauta menos avisado é de que o humorista teria morrido. Nada disso.

Na verdade, é mais uma tentativa de atrair leitores por um tipo de estratégia - o de conteúdos apelativos - iduzindo a pessoa a uma informação que é chamariz para outros intuitos.  
 
 Acontece também com um relato do cantor e compositor Gilberto Gil. Quando você arrasta a imagem para cima dá de cara com uma informaçãpo que nada tem a ver com a chamada. 

 Essa prática tem se acentuado junto a um tipo de marketing tendencioso, na tentativa de ganhar acessos, colocando chamadas de duplo sentido ou de atração sensacionalista. O temor é que "hackers" também se utilizam desse tipo de estratégia para aplicação de golpes. 

 É algo que precisa ser denunciado para evitar que pessoas menos avisadas acabem "comprando gato por lebre" com essa (des)informação. Olho vivo! Todo cuidado é pouco. 

sábado, 24 de fevereiro de 2024

CRÔNICA. Wilton Bezerra analisa a quebra de confiança


*CONFIANÇA QUEBRADA*
Esse é o paradoxo que me faz "dar por perdidas" determinadas discussões.
O homem (não é perda de tempo tentar compreendê-lo)
tem náusea de sua existência, mas, às vezes, parece conformado com isso.
Não fosse assim, não ficaria satisfeito em preencher o seu grande vazio existencial com jornais de TV, telenovelas, paixão política e BBB.
Crônica é, também, ferramenta para implicar.
Seria melhor dedicar tempo a descobrir, por exemplo, o que faz o Mundo girar. O amor ou a confiança?
O que desejo nesse pequeno espaço não é debater a questão.
Todas essas "preliminares" servem para que eu diga o seguinte: quando a confiança se quebra, tudo mais vai pro inferno. Inclusive, o amor.
Quando a confiança é violada, em qualquer esfera de nossas vidas, não tem força que segure a nossa amargura.
A sensação de ter sido cego ou ingênuo é ruim demais.
Quando as pessoas não são o que aparentavam ser, a indignação é enorme.
E olha que a palavra transparência nunca foi tão pronunciada como atualmente.

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

HUMOR. Vai ter gente querendo encontrar esse mosquito?

 FONTE: Extra

HUMOR esgotou-se ou só os programas de tv minguaram?


Vem minguando surpreendentemente o número de programas de humor na tv cearense. O veio humorístico com a excelência da prata de casa, costumava reunir títulos e personagens interessantes no "Bodega do Encrenca", "É de graça", "Só de H", "Beco do Riso", "Panelada da Babalu" e outros títulos que, de certo modo, influenciaram o surgimento de muitos humoristas fazendo "stand up comedy" nos bares e restaurantes. 

Mais recentemente até o "Nas Garras da Patrulha" perdeu seu espaço na TV Diário e foi anunciado que teria a vitrine da tv Diário. Eu ainda não vi, nem sei qual o horário e dia em que é exibido. Resta Lailtinho Brega numa versão da "Bodega do Encrenca" num horário de manhã de sábado da VM, mas sem a expressividade de outros sucessos do passado. 

A pergunta que se faz é: esse formato esgotou-se na televisão do Ceará? Ou o público já não acha graça do humor requentado que se faz nesses dias? Como disse um nome afastado, o espaço do humor na tv cearense "virou piada". Sem graça, diga-se de passagem. 

FAKE NEWS. A informação a serviço da saúde do leitor

 

DISCOS. O mercado musical atravessa hoje a sua pior crise

Cada vez menos as pessoas compram discos, li num texto do blogueiro Marcel Bittencourt. E é verdade. Esse mercado anda sumindo. Há menos lojas especializadas em vender discos.  

"Em 2000m, quando já existia o MP3 e a pirataria (principais algozes do mercado fonográfico) as vendas de CDs no Brasil ultrapassaram os 94 milhôes de cópias totalizando 890 milhões de reais. Em 2011, a cifra fechou em 196 milhões de reais por minguados 18 milhões de CDs", cita Bittencourt. 


1 – O mercado como conhecemos está morrendo.

Sim, ele está agonizando. Há quem defenda que já morreu, está morto e enterrado, mas, como vimos, ainda movimenta milhões de reais. Apesar disso, existe a cultura, defendida por muitos, de que a música deve ser gratuita e por conta disso muitos baixam gratuitamente discografias inteiras ou novos álbuns antes mesmo de seu lançamento oficial.

Resultado: as empresas encolheram, muitas fecharam ou se fundiram, menos gente trabalha apenas com a música para sobreviver e todo aquele texto que quem trabalha na área já recitou diversas vezes em tom de aborrecimento. O músico, que já ganhava um valor simbólico no velho modelo, agora conquista cada vez mais o status de mendigo da música.

2 – É preciso repensar a música dentro de um novo formato, onde as vendas de material oficial não configurem fonte de renda, já que configuram cada vez menos.

É evidente que é lamentável que ocorra esse encolhimento, pois vários músicos, produtores, técnicos, gravadoras, selos e profissionais de música em geral acabam por deixar esse mercado ou apenas sobreviver dele. No entanto, a mudança aconteceu e é necessário lidar com ela. O que pode parecer conformismo ou um pensamento derrotista na verdade é apenas uma interpretação dos dados citados. Não há, hoje, nenhum motivo para acreditar que o traço descendente que virou o grafico da industria fonográfica vá, de maneira mágica, se converter em uma curva exponencial.

Portanto, é hora de parar com a lamentação e pensar, pensar, pensar muito e inovar. Porque do jeito que foi, não será novamente e do jeito que está, descendo a ladeira, também não dá. A reformulação é a única forma de realmente valorizar nossa música, nossa arte, nossos profissionais e nossa cultura."

 (Marcel Bittencourt)


quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

LIVROS. "A Reinvenção do New York Times" é a novidade

 Estou louco para ler o livro do jornalista Ismael Nafria, "A Reinvenção do New York Times", que ainda não chegou a tradução em português. Pelo que eu soube, o principal objetivo do livro é explicar o processo de reinvenção que o jornal mais influente do mundo passou nas últimas duas décadas para se adaptar à nova era digital e móvel.

No comentário do autor para o lançamento ele explica que "os meios de comunicação social, e especialmente os jornais, viram como o seu sector se transformou radicalmente desde o aparecimento da Internet. Tanto os modelos de negócio dos meios de comunicação social como os hábitos de consumo de informação dos utilizadores sofreram profundas alterações.

O caso do Times oferece um bom número de lições que podem ser muito úteis para outros meios de comunicação, independentemente do seu tamanho ou localização.

O livro está organizado em quatro partes. A primeira apresenta as principais conclusões da análise realizada, bem como as lições que podem ser extraídas da experiência do Times. Além disso, são apresentados diversos gráficos que ilustram a evolução e transformação dos negócios do jornal nova-iorquino".