Translate
quinta-feira, 9 de junho de 2022
TEVÊ. Marcos Saudade analisa o foco sobre Luis Esteves
JORNALISTAS da Editora Globo fazem paralisação no Rio
Os jornalistas da Editora Globo, do Rio de Janeiro, que integram as redações dos jornais impressos O Globo, Extra e Expresso, realizaram, nesta quarta-feira (8), uma paralisação por um período de quatro horas, organizada pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro.
A categoria reivindica reajuste salarial de 10,60%, pelo índice de inflação da data-base, e reposição das perdas. No entanto, a Editora Globo oferece apenas 4%.
A adesão ao movimento é grande e a redação do Globo ficou praticamente vazia.
“Essas paralisações são históricas no Rio. A última aconteceu há mais de 30 anos. Os jornalistas estão fazendo história no movimento sindical. A participação na paralisação de hoje só não foi maior porque muitos profissionais estão com Covid”, afirmou Rosa Leal, diretora de Relações Institucionais da entidade.
Um dos jornalistas que aderiram à paralisação relatou à Fórum o que chamou de absurdo: a direção da editora usou artifícios para dar a impressão à categoria e à opinião pública de que não houve adesão ao movimento. Por temer represálias, o profissional manteve o anonimato.
“Os jornalistas fizeram as matérias frias antes do início do ato e os chefes estavam subindo o material, durante a paralisação, com assinatura do repórter para depois dizer na manifestação que não teve paralisação nenhuma, que não teve adesão”, contou.
“A paralisação foi de quatro horas. Essa tentativa deles só vai fazer a gente continuar buscando outras estratégias para fazer outras manifestações ainda mais fortes. A redação está vazia. Só mostra que a estratégia deles de não conversar não vai funcionar. Usaram, inclusive, estagiários para isso. Fizeram parecer que a adesão foi fraca burlando a paralisação. Houve adesão em massa de jornalistas e fotógrafos”, acrescentou”.
Rosa Leal considerou “um absurdo” o que classificou como “manobra”. “O sindicato vai se aconselhar com nosso departamento jurídico para ver o que a gente pode fazer para evitar esse tipo de manobra”.
ORIGINAL: FENAJ
quarta-feira, 8 de junho de 2022
JORNAIS. Cearenses líderes em nº de seguidores no Twitter
Uma olhadela nos perfis de conteúdos noticiosos do Twitter revela o crescimento da audiência dos espaços noticiosos, com seguidores atentos às publicações "em cima do fato". Com isso, o universo dos internautas que se interessam por notícias tem crescido substancialmente.
Os três cearenses com maior número de seguidores são O Povo (com 311,5), Diário do Nordeste (202,6) e Jornal Jangadeiro (102,7).
TV. Apresentador é preso acusado de estuprar adolescente
O site EmOff relata que a Polícia realizou a ação logo no início da manhã e prendeu Alcide, que está sendo acusado de estuprar um jovem de 14 anos. A prisão do apresentador foi decretada pouco tempo após o adolescente denunciar o crime sofrido ao Conselho Tutelar, que agiu rapidamente para que todas as medidas cabíveis fossem tomadas.
terça-feira, 7 de junho de 2022
TELEVISÃO. Um C de Cidade, de conquista e de "cheguei"
Um bocado de gente fazia conjecturas sobre o destino do Luiz Esteves, depois de largar 16 anos de Verdes Mares. Falou-se de tudo: que ele iria para a GloboNews. Teria sido cooptado por uma rede de notícias de um político famoso e até que ele deixaria a profissão e iria bancar seu próprio negócio. Nada disso. O Magão enganou a todos. Ao invés de ir para um lugar distante de onde atuava, ele agora basta atravessar a rua, no Grupo Cidade, onde já posou ao lado de novos colegas fazendo o C da emissora - ou, sei lá, o C de cheguei.
REDES SOCIAIS. O 'Fortaleza Ordinária' deu mais uma dentro
Num tinha ninguém pra dizer que essa abreviação ficou esquisita? 😂 pic.twitter.com/fWQ7vZWHMN
— Fortaleza Ordinária (@fortalordinaria) June 7, 2022
REDES SOCIAIS. Eliomar serve "cafés" gostoso e negativo
— Eliomar de Lima (@blogdoeliomar) June 7, 2022
Eliomar de Lima coloca sempre irreverência em tudo que diz e faz. Na sua atividade de jornalista, também. No rádio, ele criou o "Chicote do Eliomar", um sucesso que só deixou de existir por imposição política do prefeito de plantão. Vivia sendo chicotado. Depois na internet criou um personagem configurado por um ratinho, que algum gato furioso ou uma ratoeira malandra de alguém desgostoso deve tê-lo feito sumir. Agora, nas redes sociais, o repórter cria dois tipos de café - o gostoso e o negativo - numa recriação do "bom e do mau" de outros carnavais
DANÇA DAS CADEIRAS. Mônica Damasceno agora é da Cidade
IMPRENSA. O general que perdeu o título de "pai do ano"
Cheguei à redação e ao contar isso ao Carvalho, o editor disse que o jornal não tinha isso. Eu fizesse a matéria e "não vamos mais homenageá-lo como pai do ano não". Era a resposta de um editor competente a uma atitude desrespeitosa ao profissional e ao conceito que, até hoje, o jornal mantém. A matéria saiu e não sei dizer a reação do coronel ao não atendimento da sua "ordem".
Ao ler agora há pouco "A carta de ética e conduta profissional do Grupo Le Monde", jornal parisiense, no apêndice "Princípios Éticos" me deparo com a regra entrevistas, que me faz lembrar esse caso do período do regime militar.
Princípios éticos
Entrevistas: As entrevistas publicadas na forma de “Perguntas e respostas” não devem ser relidas pelos entrevistados, ou então com o único propósito de evitar erros factuais ou mal-entendidos. Se o entrevistado modificar substancialmente o conteúdo de suas observações, o autor da entrevista poderá, juntamente com a direção editorial, recusar a publicação da entrevista.
segunda-feira, 6 de junho de 2022
TV. Quem poderá ser o substituto de Luiz Esteves no CE-1?
Com a saída do âncora do CE-1, Luiz Esteves - que deve assumir novos compromissos - a interrogação dos internautas e telespectadores do telenoticioso da Verdes Mares, não é só para onde irá o jornalista; mas quem irá ocupar a vaga dele ao lado da Nádia.
Esteves, que atuou nos últimos 16 anos no Grupo Edson Qeiroz, revelou-se um diferencial no modo de apresentar o noticioso, quebrando regras e descartando o "status quo" do modelo global de ficar em frente ao vídeo simplesmente lendo o que estava no teleprompter. Ele foi mais longe: deu uma dinâmica. Saiu da mesmice, servindo de modelo a outros apresentadores da casa e de outras emissoras. Mas quem será o seu sucessor?
Nas redes sociais, internautas estão aventando hipóteses de quem irá suceder o jornalista no horário do meio dia. Um dos nomes citados é o Leal Mota Filho, que faria par com a apresentadora Nádia. Mas nada disso é oficial.
Em conversa agora há pouco conosco, o Luiz Esteves não fez nenhum adiantamento, embora diga que tenha planos traçados para muito breve e confirma ter sido ele próprio que solicitou o desligamento da emissora. Para onde ele for, torcida nossa pelo seu sucesso.
GOSSIPS. Padre Fábio de Melo fez uma harmonização facial?
E se tivesse feito, não teria nada demais. Como toda pessoa pública, o sacerdote pode esmerar-se pela imagem. Mas os programas de "gossips" - e como tem! - amanhecem a segunda feira discutindo o assunto. Como é assunto de mídia e ele é gente da área, resolvemos tocar no assunto, dizendo: "Let the priest live it". Pronto. E ponto final.
DESIGN. A história fantástica por trás de um anúncio icônico
TEVÊ. Luiz Esteves anuncia sua saída da TV Verdes Mares
JORNALISMO. Para leitor comentar, jornal cobra uma taxa
E o nome no cartão de crédito será o nome que aparecerá nos comentários. Foi uma maneira de se dar adeus ao anonimato.
Ao mesmo tempo, o postador deve reconhecer que cumprirá as leis estaduais e federais dos EUA e concordar em ser legalmente responsável por qualquer conteúdo que publicar.
domingo, 5 de junho de 2022
DEU NO JORNAL. GloboNews abre vantagem de 400% da CNN
CNN Brasil vem passando por uma de suas crises, e dessa vez
ligada ao Ibope. As mudanças sequenciadas na grade e nos formatos de seus programas e jornais não vem funcionando como deveria.
A emissora americana sediada na Avenida Paulista amargou e fez apenas 0,03 de média em todo o mês de maio. Em porcentagem, a diferença da sua principal concorrente, a GloboNews, é de 366%.
E não é só o canal de notícias da Globo que vem dando dor de cabeça à CNN. A Jovem Pan passou a ser mais uma pedra no sapato da emissora, fazendo com que diversas mudanças fossem feitas para evitar crises na audiência. Na ocasião não deu muito certo. Quase encostando no BandNews, que por sua vez sempre está em último nos canais de notícias, a CNN Brasil fechou seu quinto mês de 2022 em 42° lugar.
RÁDIO. Emissoras promovem ações pelos 100 anos do veículo
Ações conjuntas para promover as festividades pelos 100 anos das transmissões de Rádio no Brasil mobilizam diversas emissoras e organizações do meio. O spot comemorativo para começar a festejar a efeméride conta com várias vozes conhecidas do rádio.
A produção envolveu profissionais de rádios públicas e comerciais. Além da MEC e da Nacional, o spot conta com a participação de radialistas da Rádio Cidade, Paradiso FM, Antena 1, Transamérica, Band News FM e JB FM, emissoras em que o conteúdo de 30 segundos também é levado ao ar. A iniciativa tem o apoio da Associação de Rádios do Estado do Rio de Janeiro.
Com cinco minutos de duração, os interprogramas diários sobre o centenário do rádio no país mesclam entrevistas e pesquisas de acervo para abordar diversos aspectos históricos relacionados ao veículo. A ideia é resgatar personalidades, programas e emissoras marcantes presentes na memória afetiva dos ouvintes.
Texto do site Radioamantes
ARTE. Como uma garrafa de molho foi parar na 'Última Ceia'?
A Última Ceia tipicamente retrata Jesus Cristo comendo com seus 12 apóstolos e é uma cena comum na religião cristã com a versão mais famosa pintada por Leonardo da Vinci.
Tabasco, o mundialmente famoso molho de pimenta da Louisiana, conhecido por sua marca vermelha e verde, fica na frente de um dos discípulos na pintura da Igreja Católica de São José.
Christie Hebert, a artista, disse que Sibley lhe disse para não fazer uma réplica exata da pintura de Da Vinci.
“Ele queria que eu o tornasse único em nossa área”, disse Hebert.
Sibley, que deixou o St. Joseph em 2008 e agora ensina no Seminário Notre Dame em Nova Orleans, disse que a igreja precisava de uma reforma quando ele chegou em 2003, incluindo novas pinturas e obras de arte.
FONTE: USA TODAY
sábado, 4 de junho de 2022
JORNALISMO. Ainda se copiam notícias sem fazer revisão
Ainda não é possível. E só tem uma explicação para o que se vê na foto: ou alguém copiou o link da rede e esqueceu de limpar o 'click here' ou então o hábito de escrever no computador, levou o redator a achar que também no jornal impresso podia usar esse recurso. E aí faltou a figura importante do revisor.
sexta-feira, 3 de junho de 2022
LEITURAS. Tudorádio.com analisa o rádio FM musical do CE
Sexta-Feira, 03 de Junho de 2022 @ 07:29
Panorama: FM 93 e Jangadeiro FM seguem disparadas como as maiores audiências do FM de Fortaleza
Fortaleza - Jovem Pan FM também se destaca ao aparecer na quarta colocação geral. Dom Bosco FM permanece no top 3
O mercado de rádio de Fortaleza é conhecido por contar com FMs populares que concentram um grande volume de audiência e pela grande oferta de estações de diferentes formatos. E nos últimos anos, quando o assunto é a corrida pela audiência, pouca coisa tem se alterado na configuração dos rankings nos principais períodos da pesquisa feita pela Kantar IBOPE Media. Fortaleza está entre as 13 praças regulares da medição, ou seja, conta com atualizações mensais dos dados sobre o consumo de rádio. Acompanhe os destaques da medição mais recente, conhecida pelo mercado em maio (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre fevereiro a abril de 2022):
Isoladas
Os dois maiores volumes de audiência do rádio na Grande Fortaleza chamam a atenção pela vantagem que possuem em relação às demais FMs medidas na praça e também por estarem entre os maiores valores do rádio brasileiro. E na medição atual a liderança geral nos principais períodos da pesquisa fica por conta da FM 93 FM 93.9, de formato popular/hits. Há uma distância relativamente segura da atual líder em relação à concorrência, ou seja, é possível dizer que a FM 93 está isolada no topo do ranking FM de audiência, além de contar com um volume de audiência superior ao que a FM estava registrando nos primeiros meses da pandemia da covid-19 (em 2020).
E a Jangadeiro FM 88.9 (popular/hits) tem se firmado entre os maiores volumes de audiência do rádio brasileiro e segue mais próxima da líder geral do que das demais FMs medidas na pesquisa. Para efeitos comparativos, o índice obtido pela Jangadeiro em Fortaleza é superior aos valores registrados por líderes de audiência em outros grandes mercados brasileiros.
Também é destaque a permanência da Dom Bosco FM 96.1 (religiosa/católica) entre os três maiores volumes de audiência do rádio da Grande Fortaleza. A emissora está isolada nessa condição, apesar de ter a sequência do ranking FM um pouco mais próxima. Recentemente a Dom Bosco FM passou por investimentos técnicos que podem auxiliar no seu desempenho de audiência na capital cearense.
A Jovem Pan FM 94.7 (jovem/pop) também chama a atenção do mercado local por aparecer na quarta colocação geral em filtros gerais de audiência e por não estar distante do top 3. A emissora também tem liderado entre as FMs de seu formato de programação, sendo seguida no ranking FM geral pela 89 FM 89.9 (popular/hits, que completa o top 5 em filtros gerais).
Mais destaques
A Cidade FM 99.1 (jovem/pop) é outro destaque da atual medição de audiência em filtros gerais, aparecendo muito próxima de uma FM não assinante e relativamente próxima das rádios que completam o top 5 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).
Outras três FMs não assinantes da pesquisa completam o top 10 em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), sendo acompanhadas pela Jovem Pan News FM 92.9 (jornalismo/esportes), estação que é líder em seu formato de programação na faixa FM. A emissora é seguida pelas rádios Novabrasil FM 106.5 (adulto/nacional) e Atlântico Sul FM 105.7 (adulto-contemporâneo) em filtros gerais.
Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários
A medição realizada pelo Kantar IBOPE Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.
Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.
Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.
Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.
Cerca de 30 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Fortaleza.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como palestrante e consultor nas áreas artística e digital.
(Texto de Tudorádio.com)
HUMOR. Se o GENTE fosse o Fortaleza Ordinária, eu diria...
MÚSICA. As canções que Belchior fez para "O Morro do Ouro"
Ano que vem, 2023 completam os 70 anos da primeira apresentação da peça "O Morro do Ouro". De autoria do escritor Eduardo Campos, ela foi encenada pela primeira vez em 1963, no Teatro José Alencar de Fortaleza, com direção de Haroldo Serra.
RÁDIO. No ano do centenário, o rádio ouve quem lhe ouve
O veículo rádio vai completar 100 anos. Será no dia 7 de setembro que vem. Muitos trabalhos já estão sinalizando a importância do "sem fio" e um deles, "No seu radinho - Um passeio pelas frequências radiofônicas do Brasil" da jornalista Nina Rocha, de Minas, é algo que merece ser lido.
“Acho que as pessoas se sentem às vezes até amigas dos locutores. Você se acostuma com aquela pessoa ‘conversando’ com você todo dia”.
“Tem umas músicas que são do momento e ficam tocando repetidas vezes. Várias eu sei inteira porque toca no rádio o dia todo, fica na minha cabeça. Não são o tipo de música que escuto geralmente, mas acho bem interessante.”
(Maria Luiza Ferreira, dona de casa)
“Quando descubro um artista ou uma música nova, são momentos muito bons. Sinto que se parar de escutar rádio, vou deixar de aprender muita coisa. É uma fonte de formação gigantesca”.
(Nísio Teixeira, professor da UFMG)
“Com a internet, não temos mais bolhas territoriais, e sim de interesse. (…) Ao mesmo tempo que posso chegar na China, meu vizinho não ouve o que produzo aqui.“
(Piero Sá, de 32 anos, apicultor)
“Havia uma relação de poder em torno do objeto, e hoje ele segue sendo algo que pontua o cotidiano das pessoas.“
(Wilton Guerra, escritor)
"Havia uma relação de poder em torno do objeto, e hoje ele segue sendo algo que pontua o cotidiano das pessoas.“
(Rafael Gonzá, jornalista)