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quinta-feira, 10 de novembro de 2016

JORNALISMO. Dicas para ser um bom repórter esportivo

Um blog espanhol relacionou dicas para quem faz cobertura esportiva. Como ser um bom repórter esportivo? Entre as recomendações do jornalista José Luis Rojas Torrijos, que eu modestamente adaptei aqui para o GENTE DE MÍDIA estão rigor jornalístico, honestidade na narrativa e a vontade de informar, "tudo é importante para o bom desempenho da função". 
DICAS 
1. Jornalismo esportivo é jornalismo. Seu papel é para informar, como em qualquer outra área deste mister. Aqui as mesmas regras gerais de rigor jornalístico, a ética, a honestidade, equilíbrio, contraste, o aplicar-se ao trabalho. 
2. O jornalista não deve ter parcialidade. O parcial não relata; torce. Não analisa, insulta. Sem comentários, incita. Não usa a razão, apenas sente. O fanático não critica, odeia. O repórter-torcedor se revela feliz quando a equipe ganha, sofre quando perde, por conta da paixão que impede o jornalista dar um bom serviço ao seu público.
3. Conte histórias. As informações (contratos, lesões, resultados, etc.) são importantes, mas é um processo ocasional e rápido. A história, a história é o que atrai o público e, em geral, o que você pode achar mais útil.
4. O boato não é notícia. No jornalismo esportivo é comum para os jornalistas espalhar rumores, especialmente quando se trata de potenciais focas. Tenha cuidado, pode estar por trás de interesses comerciais ou apenas informações falsas. Em qualquer caso, divulgando relatos não confirmados pode afetar sua credibilidade.
 5. Lembre-se: um jogo é apenas um jogo. O esporte é entretenimento e uma vitória da equipe ou perda não significa que o mundo está acabando ou que o céu foi alcançado. 
6. Não seja ingênuo: isso é mais do que um jogo. Além de ser um jogo, o esporte é um negócio que tem interesses por trás. E onde há dinheiro...  O dever de um jornalista é para encontrar sujeira em qualquer atividade, mesmo no desporto. Mas nem tudo é mau, porque além de ser um jogo simples que traz satisfação e felicidade, o desporto é uma oportunidade para difundir valores, princípios, comportamento ético, etc.
7. Não amargar seu público com falsas expectativas. Informe, mas lembre-se de estar com o seu público, respeitando as suas dores, não machucando seus sentimentos ou tornar-se parte de um tribunal de inquisição contra ninguém. 
 8. Você não é nem árbitro técnico. O jornalista não deve julgar, mas sua funçãao é informar. Muitas vezes, o suficiente para mostrar algo que leve o público a "tirar as suas próprias conclusões." Você não precisa pensar para o seu público, ele pode fazê-lo sozinho.
9. Quer respostas inteligentes de atletas? Faça perguntas inteligentes.
10. Você não é superior. Não pense que ser conhecido ou ser estrelas perto de esportistas famosos lhe fazem ser melhor do que outras pessoas. Humildade permite que você seja ujornalista melhor.
11. Um jornalista esportivo é um culto jornalista. O jornalismo esportivo não deve estar longe da cultura ou separado do mundo exterior. Uma boa cultura é importante para que o jornalista possa fornecer um melhor serviço ao seu público. Vincular o esporte para situações cotidianas de pessoas, mostrar sua relação com outras áreas (política, econômica, social, etc.), dar um sentido útil ao desporto são obrigações que melhor pode atender aqueles que são mais educados.
autor Rogelio Garcia Lupo, jornalista .

JORNALISMO. Concorrentes já não são ameaça ao impresso


Vocês já notaram como na frente da televisão, as pessoas estão mais ocupadas com seus celulares e smartphones? Essa evidência já é notada em outras mídias. Donos de empresas jornalísticas europeias chegam a uma conclusão que é notória em todo o mundo. Já não mete medo a concorrência entre jornais impressos, mas sim as redes sociais. O Facebook tira a atenção de todos. Seja público de mídia impressa, televisiva e até radiofônica, todo mundo ocupa a maior parte de seu tempo digitando o Facebook.

KIBE. Um cochilo do Kibe sobre o dano de um outro louco


CINEMA. 'De volta pro futuro' previu a vitória de Trump

Todo mundo revirando o baú da memória para levantar citações relacionadas à Trump na presidência. Pois no filme "De volta pro futuro", olha só qual a manchete do USA Today. Mas eu acho que é 'fake'.


PRÊMIO. 'Boa Notícia' divulga os ganhadores do Gandhi 2016

Conheça a relação completa dos ganhadores e das matérias premiadas.


CATEGORIAS PROFISSIONAIS

JORNALISMO IMPRESSO: Rômulo Almeida da Costa, Isabel da Silva Costa e Thaís Brito Mendonça, pelo Jornal O Povo, com a série Especial Juventudes.

TELEJORNALISMO: Lyana Maria França da Costa Ribeiro, da TV Jangadeiro, e sua equipe formada por Tiago Lima Melo, Kílvia Muniz Silveira Girão, Maria Elba Batista de Aquino, José Maria de Melo Sousa, com a matéria Para Além das Margens.

RADIOJORNALISMO: Ana Paula Lima de Araújo e Rachel Gomes Braga Monte, da Rádio Universitária. Matéria: Caldeirão: A força da fé.

FOTOJORNALISMO: José Sérgio da Cunha Jr. (Kid Jr), do Diário do Nordeste. Foto/Matéria: Corda Bamba.

PUBLICIDADE & PROPAGANDA: Victor da Rocha Mendonça, da 100 Graus Comunicação e Marketing Ltda., com a equipe formada por Carolina Mapurunga. Campanha: Luta pelo fim da cultura do estupro.

JORNALISMO PARA INTERNET: Jéssica Welma de Assis Gonçalves, do Portal Tribuna do Ceará, com a equipe integrada por Roberta Coelho Tavares Aguiar, Rafael Luís Azevedo, Jéssica Fernanda Leite Moura, Emílio Moreno da Silva Neto, Jackson Douglas Santos da Cruz e Mayara Roberta Rodrigues Albuquerque. Matéria: Viúvas do Trabalho

CATEGORIAS ESTUDANTES

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC): Larissa Nobre de Sousa, da Faculdade 7 de Setembro (FA7), com trabalho intitulado “Rádio Livre: a ressocialização através da comunicação”.

JORNALISMO: Carlos Eduardo Pereira Freitas, da Universidade Federal do Ceará (UFC), com o trabalho Verde Instante. De sua equipe fizeram parte Marcelo Andrey Monteiro de Queiroz, Aline Medeiros Mourão e Larissa Pereira dos Santos.

PUBLICIDADE & PROPAGANDA: Amanda Oliveira Melo Murray, da Universidade de Fortaleza (UFC), com o trabalho “Em qualquer lugar, a qualquer hora”.  A equipe foi composta por Germano Vieira Rocha, Marcella Dália Vieira, Nicácio Ramon Braga Lira e Yan Gurgel Esmeraldo.


PRODUTOR DE CONTEÚDO ON LINE: Paula Ferreira Rodriguez Fernandes e Wellington Miareli Mesquita, da Agência Radioweb – São Paulo/SP. Matéria: Luz na Cracolândia: libertação das drogas

Fonte: Agência da Boa Notícia

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

JORNAIS. Capa de O Povo liga imagem de Trump a de Hitler

Pois eu gostei da capa do jornal O Povo, mostrando um Donald Trump hitleriano - a foto legenda surge exatamente ocupando o espaço do bigode da foto do empresário. Muitos leitores chegaram a condenar a publicação por vincular Trump a Hitler. Mas, evidentemente, que o jornal está levando em conta todo o discurso que o candidato pronunciou ao longo da campanha, onde fez questão de demonstrar ser alguém com o perfil do ditador alemão. Até a frase "América para os americanos" atualiza a antiga "Alemanha para os alemães". E a gente sabe dos resultados... 

A REAÇÃO DOS LEITORES 

Sérgio Moura Jornaleco esquerdista da porra!
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Junior Rodrigues Essa capa de jornal como o todo está lindo para limpar o rabo dos comunistas hipócritas que fazem um jornalismo tendencioso e é fraco !!! Vincular trump com hitler e imbecilidade sem fim!!!
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Marcio Gimaque Jornalzinho esquerdista de merda. Não elegeremos doentes de esquerda no Brasil, isto está acabando no mundo inteiro, é o fim dos discursos doentes e falsos socialista comunistas.
CurtirResponder6110 hEditado
Mesaque Filadélfia E essa legenda simulando um bigode pra comparar Trump a Hitler?! Parem que tá feio! A Vitória do Trump é mais um forte indício de que não se deve confiar na mídia, principalmente quando pendem para a esquerda, como vcs!
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Raphael Carmo Caralho, é triste ver esses comentários, as pessoas estão realmente mais burras, tudo é direita e esquerda. Pessoal ,vamos entender que a briga é nós (pessoas comuns) contra eles (os grandes que comandam o mundo). O COMUNISMO NÃO EXISTE, NUNCA EXISTIU, PT NÃO ERA DE ESQUERDA. DEIXA DE SER BURRO.
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Francisco Alves Surpreende nada, jornal esquerdista. A Hillary Rousseff só estava na frente no o globo, folha, Catra livre e demais mídias escritas compradas.

VÓS. O Camilo que saiu de Acopiara e chegou a Hollywood

A história do ator Gero Camilo, cuja certidão de nascimento é de Acopiara - embora tenha nascido em Fortaleza - é um dos temas da revista Vós. 

JORNAIS. O mundo surpreso com eleição de Trump


DEU NO JORNAL. 'Shaolin' vai ter continuidade em 2017

Visto por cerca de 440 mil pagantes em cerca de um mês em cartaz, sendo 150 mil espectadores só em sua terra natal, o Ceará, O Shaolin do Sertão já ganhou sinal verde para voltar as telas: a continuação do filme dirigido por Halder Gomes já está assegurada para 2018. O argumento já está preparação pelo diretor e, no enredo deste "episódio 2", Aluísio Li (vivido por Edmilson Filho) vai em busca de suas raízes chinesas.
"O Nordeste respondeu ao chamado do Shaolin intensamente e avançamos muito na ocupação das salas em relação ao Cine Holliúdy", diz Halder, referindo-se ao fenômeno popular cearense que dirigiu em 2013, visto por meio milhão de pessoas em circuito.
Para a sequência, cujo roteiro será de L.G. Bayão, o cineasta promete a vinda de um ícone das artes marciais brasileiras para o elenco. "Quero também um ídolo internacional dos filmes de luta", diz Halder, que hoje desenvolve também Cine Holliúdy 2.
(UOL)

terça-feira, 8 de novembro de 2016

CINEMA. Fãs de "Shaolin" dotonam o Rubens Ewald Filho

O crítico de cinema Rubens Ewald Filho, aquele que aparece na tv durante as transmissões de entrega do Oscar, foi ver o filme de Halder Gomes, "O Shaolin do Sertão". Não gostou e sua crítica foi considerada até ofensiva ao público do sexto filme mais visto no Brasil. 

Evidente que cada um tem a liberdade de achar o que bem quer sobre uma obra de arte. Mas em relação ao filme cearense, há quem diga que Rubens não entende patavina da típica cultura da fuleiragem cearense e por isso virou assunto nas redes sociais. 

Nota-se ao longo do texto do crítico a confirmação do velho ranço daqueles inteletuais do falido 'eixo-maravilha', contra o que se produz no Nordeste. Preconceito é a melhor palavra.

Em seu comentário, Rubens chega a menosprezar o sucesso de "Cine Huliudy" - o filme anterior da dupla Halder/Edmilson Filho - que diz ter assistido, mas não quis escrever critica. "Era muito mal realizado mas tinha uma vontade de acertar, achei que seria injusto detoná-lo. Na verdade, tinham falado tanto dele e caíram no exagero".  

Com relação a "Shaolin", Rubens diz "que há uma boa vontade em relação ao projeto de humor (coisa hoje tão rara até mesmo na televisão, ainda mais vindo do Nordeste de onde saíram muitos talentos). A moça que cuidava da sala de cinema foi a primeira a elogiar, afirmando que eu ia rir muito. Quase. Talvez a melhor coisa seja mesmo o humorista Edmilson Filho". 

"Tudo é repetido, gritado, exagerado. Como se não confiasse na plateia. A sequência de luta então se arrasta durante o que, por volta de vinte minutos ou mais. Não aprendem que sempre menos é mais. E lá vai o coitado do herói apanhando para valer primeiro com um professor fajuto (aliás o cantor Falcão esta inesperadamente (sic) como o professor japonês). 

E para finalizar, ele coloca até o riso do público como algo manipulado. "A sensação que fica é que o público ri porque quer que o filme dê certo, que o humor funcione". Nas redes sociais isso soou como uma ofensa e os fãs de Halder (incluo-me, sim senhor) não estão perdoando Rubens Ewald Filho e toda a sua cultura cinematográfica formada a partir do estilo Hollywood de fazer cinema. 

TV. 'SBT Brasil' adota relógio por ordem de Silvio Santos

Uma surpresa para quem estava assistindo o "SBT Brasil" dessa segunda feira - um relógio analógico no canto inferior da tela e informações sobre a temperatura em algumas cidades no canto superior.

Segundo o crítico de TV, Maurício Stycer, a ordem para que o principal telejornal do SBT incluísse estas duas novas ferramentas foi dada por Silvio Santos. O dono da emissora considera que hora e tempo são informações relevantes e, como ocorre no rádio, devem estar o tempo todo ao alcance do espectador.

TV. 'SBT Brasil' adota relógio por ordem de Silvio Santos

Uma surpresa para quem estava assistindo o "SBT Brasil" dessa segunda feira - um relógio analógico no canto inferior da tela e informações sobre a temperatura em algumas cidades no canto superior.

Segundo o crítico de TV, Maurício Stycer, a ordem para que o principal telejornal do SBT incluísse estas duas novas ferramentas foi dada por Silvio Santos. O dono da emissora considera que hora e tempo são informações relevantes e, como ocorre no rádio, devem estar o tempo todo ao alcance do espectador.

SEMINÁRIO. Evento discute cooperativismo em comunicação

Dia 18 de novembro acontece o II Encontro de Comunicação, no Hotel Sonata da Praia de Iracema. O tema em 2016, “Cooperativismo é confiança”, será exposto pelo jornalista Samuel Zanello Milléo Filho, Coordenador de Comunicação do Sistema Ocepar (Organização das Cooperativas do Estado do Paraná). Presença da jornalista Daniela Lemke, Gerente de Comunicação do Sistema OCB (DF) - MBA Executivo em Marketing Digital Estratégico.
Cinco objetivos orientam o Encontro, aberto aos profissionais de Comunicação das cooperativas e imprensa local:
1º) Estreitar a relação entre os comunicadores (jornalistas, publicitários e relações públicas) das cooperativas filiadas;
2º) Fortalecer a presença das cooperativas na imprensa local;
3º) Abrir espaço para a reflexão sobre o trabalho em rede no Cooperativismo;
4º) Mostrar as boas práticas do setor – o reconhecimento do movimento pela sociedade;
5º) Despertar a atenção dos comunicadores de fora do Sistema para este nicho de mercado.
Inscrições deverão ser feitas até o dia 11 no endereço eletrônico: www.cearacooperativo.coop.br. A expectativa dos organizadores é de maciça presença de público, em face do interesse crescente pelo Cooperativismo.

SERVIÇO
II Encontro Cooperativista de Comunicação do Ceará
18 de novembro/2016
9h às 12h
Sonata da Praia de Iracema (Av. Beira Mar, 848 - Praia de Iracema, Fortaleza - CE)
Inscrições abertas www.cearacooperativo.coop.br



segunda-feira, 7 de novembro de 2016

RADIO. Emissoras cearenses que ganham com migração

O presidente Michel Temer assinou, nesta manhã de segunda-feira, em Brasília, termo aditivo que autoriza a migração de cerca de 240 rádios AM a operarem na faixa FM. Com a mudança de frequência, que deve beneficiar 25 milhões de pessoas, as rádios ganham mais qualidade de sinal, além de poderem ser sintonizadas em celulares e tablets. A cerimônia ocorreu no Palácio do Planalto e fez parte deste Dia do Radialista.
Na cerimônia, o presidente destacou a importância dos meios de comunicação na divulgação dos atos do governo, como o ajuste das contas públicas. “Restringir o gasto pode gerar, inicialmente, uma impopularidade. Mas, nós não pensamos apenas no Brasil de hoje, nós pensamos no Brasil de amanhã. […] Que os 12 milhões de desempregados possam ir às empresas, mobilizados pela comunicação, e receber o seu emprego”.
A assinatura do termo aditivo encerra a fase jurídica da migração. Agora, as rádios que obtiveram a autorização devem apresentar um projeto técnico de instalação da FM ao Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a autorização de uso da radiofrequência. Depois da liberação da agência, os veículos já podem começar a transmitir a programação na faixa de FM.
Confira a primeira lista de rádios AM que migrarão para FM no Ceará:
Aracati – Rádio Jaguaribana De Aracati Ltda
Baturité – Rádio Macico De Baturite Ltda
Brejo Santo – Rádio Sul Cearense Ltda
Camocim – Rádio União De Camocim Ltda
Crato – Sistema Maior De Radiodifusão Ltda
Jijoca De Jericoacoara – Rádio Jericoacoara Ltda
Juazeiro Do Norte – Rede Abolição De Rádio Ltda
Limoeiro Do Norte – Sociedade Radio Vale Do Jaguaribe Ltda
Pedra Branca – Rede Fortal De Comunicações Ltda
Quixadá – Rádio Cultura De Quixadá Ltda
Sobral – Rádio Assunção Cearense Ltda
Tianguá – Rádio Sant’ana De Tianguá Ltda.

(Lido no blog do Eliomar)

JORNAIS. Cresce a lista dos impressos extintos

sábado, 5 de novembro de 2016

RÁDIO. Emissoras tentam retomar os horários do futebol


Em muitas emissoras AM, os horários esportivos são alugados. A rádio vende o espaço a uma equipe por um preço X e ela se encarrega de pagar uma quantia à emissora, além do trabalho de locar comerciais. Com a crise estabelecida no mercado brasileiro, os dirigentes de rádio AM chegaram à conclusão de que estavam perdendo dinheiro, enquanto os locatários ficavam no lucro. Agora, os dirigentes tentam rever esses contratos, com a possibilidade de retomar os espaços.

 As negociações estão em andamento e, posso afirmar, que em uma das equipes a conversa tem encontrado certa relutância por parte do dirigente da equipe que lucra bem mais da forma como a coisa funciona do que sendo empregado da empresa. 

Volto ao assunto depois...