Translate

27 fevereiro 2010

Blogs. O link do Eliomar já está reabilitado


Muita gente reclamava da ausência do link do blog do Eliomar de Lima aqui no GENTE DE MIDIA. Até o próprio autor chegou a nos ligar perguntando o que estava havendo. Nada.

Nada contra o Eliomar, repita-se, que é querido até por quem não gosta dele [ se é que tem alguém que desgoste ]. Mas a mudança para UOL, fez com que O Povo dispensasse as cortesias de lincar outros blogs. E acabamos esquecendo de atualizar os endereços novos.

Como cada um dá o que melhor lhe aprouver, resolvemos reabilitar o site do nosso 'repórter celular' e trazê-lo de volta à nossa blogoteca. A galera não precisa agradecer.

Eliomar, depois te mando a conta...

Anúncios. Comunicação, sim; poluição, jamais


A cidade tem sofrido nos últimos dias um verdadeiro ataque de panfletos pregados em postes e outros locais, com anúncios de cartomantes. É incrível que a Seman, interessada em combater a poluição visual de Fortaleza, não tenha agido a fim de coibir esse abuso.

Uma ação providencial seria utilizar os números dos telefones divulgados pelos próprios anunciantes e exigir deles a imediata limpeza dos lugares públicos - até estátuas sofreram com a falta de respeito de quem procura se anunciar, muito embora sujando tudo.

Alerta. Sismo maior 32 vezes que o do Haiti


O terremoto no Chile foi 32 vezes maior do que o do Haiti. Conheça os detalhes do sismo

Um site com endereços onde é possível acompanhar imagens e noticiário acerca do terremoto de 8.8 graus no Chile. Clique AQUI.

Data. Sábado tem jornalista aniversariando


Hoje é aniversário da Fátima Abreu. Ela é jornalista. Coordena a FM Assembleia. Trabalhou anteriormente na Povo AM.

HQs. Batman vence Super Homem na bolsa


Há alguns posts abaixo, eu citei o caso do número 1 da revista do Super-Homem que chegou a ser vendida a 1 milhão de dólares. Pois ontem, o Batman bateu toda a força da kriptonita de Bruce Wayne. Um gibi raro datado de 1939 foi vendido a US$ 1,075 milhão.

"Um gibi de 1939 em que a figura do mascarado Batman combatendo o crime apareceu pela primeira vez foi vendido em leilão em Dallas, ontem (25), pelo valor recorde de 1,075 milhão de dólares, anunciou a Heritage Auction Galleries.

Três dias antes, um comprador pagou 1 milhão de dólares pela estreia mundial de Superman na primeira edição de seu gibi da Action Comics, mais que triplicando o recorde mundial anterior de gibis, fixado no ano passado.

Shirrel Rhoades, ex-editor e vice-presidente executivo da Marvel Comics, disse que os altos valores de venda dos gibis constituem em parte um reflexo da situação difícil da economia no momento"
. (Informação da Reuters)

Rádio. Onde fica mesmo esse estado do Piuí?


Narrador de futebol da Rádio Bandeirantes, José Silvério, trocou as bolas ao anunciar transmissão do jogo Palmeiras e Flamengo, do Piauí, válida pela Copa do Brasil. Silvério muda o lugar de onde vem o Flamengo.


A dica é do RádioBase

Diogo Mainardi. Recusada prescrição de pena


Tem jornalista sendo processado. É Diogo Mainardi. E o Superior Tribunal de Justiça negou pedido de prescrição de pena no 'habeas corpus' impetrado por Maurício Ramos Thomaz em favor do colunista da revista Veja. Curioso: o pedido foi feito por Maurício Ramos Thomas, à revelia de Mainardi, que nem o conhece.

Mainardi está sendo processado pelo jornalista Paulo Henrique Amorim, por supostos crimes de injúria e difamação.

A decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo condenou Mainardi a três meses e 15 dias de detenção. De acordo com o HC, teria transcorrido o prazo de “mais que o dobro da pena aplicada, a saber, seis meses” entre a data do recebimento da queixa, no dia 11 de dezembro de 2006, e o julgamento da apelação que o condenou, 18 de agosto de 2008.

[ Com informação do Conjur ]

Censura. Blog do interior impedido de postar


E a bruxa da Censura anda mesmo à solta. Agora no interior do Ceará. O blog de Acaraú acaba de ser alvo de censura. O seu autor Jonathan Adams entrou em contato conosco pelos comentários para denunciar que está impedido de postar matérias e imagens que envolvam a administração pública de Acaraú.

26 fevereiro 2010

Modernidade. O que você leva ao banheiro?



Charge de Aragonés/MAD

Concurso. O de jornalismo recebe inscrições


Alô galera das redações, hora de pegar material divulgado e inscrevê-lo para o Prêmio Latinoamericano Periodismo de Investigacion 2009-2010. Realizado pela Transparency International e pelo Instituto Prensa y Sociedad (Ipys), com inscrições abertas até 15 de abril.

Vale matéria com qualquer tema, publicada entre 1° de janeiro e 31 de dezembro de 2009, tanto no jornalismo impresso, televisivo, como no digital. O vencedor receberá US$15 mil, o segundo e o terceiro lugar receberão as quantias de US$10 mil e US$ 5 mil respectivamente, além de menções honrosas.

Entre os jurados, estão Marcelo Beraba (Grupo Estado e diretor da Abraji), Gustavo Gorriti (Caretas, Peru), Tina Rosenberg (New York Times, EUA), Giannina Segnini (La Nación, Costa Rica) e Gerardo Reyes (El Nuevo Herald, EUA). O concurso é financiado pelo Open Society Institute e pela Fundação Ford.

Crítica. A informalidade dos telejornais


Há algum tempo vem acontecendo algo de novo na maneira de apresentar os telejornais da Globo. Não falo do canal aberto em si, mas das emissoras a cabo. A 'Edição das 6' da GloboNews é um bom exemplo.

Leilane Neubarth está mais solta, descompromissada com o teleprompter, conversando mais com os repórteres, dando opiniões, fazendo alertas, além de sair da 'postura poste' - aquela de ficar plantado na bancada [ até isso, sumiu! ], enquanto a direção de imagem requisita o mesmo plano americano.

Agora há pouco, ela chamou a Monica Lima, a moça do tempo, e embora tivesse imagem, o link não permitiu o áudio. Leilane fez a correção com a maior naturalidade, sem aquele "desculpe a nossa falha técnica" que soa tão sem jeito dos tempos do Cid Moreira.

Essa informalidade toda das emissoras globais veio através de exemplos não só das congêneres internaconais, mas de emissoras regionais. A RBS, no Rio Grande do Sul, para citar um exemplo, faz uma programação com linguagem própria, sem ficar nada a dever ao antigo 'padrão global', que já não serve mais de regra geral - já que, afinal, inovar faz parte do jogo da comunicação. "E quem não se comunica..." já dizia um profeta que, inclusive, passou pela casa.

TV Diário. Um ano sem utilizar o satéite


Ontem, a TV Diário completou um ano que saiu do satélite, perdendo uma fatia excelente do mercado nacional em termos audiência. Isso era tão visível que a própria Globo se sentiu ameaçada e obrigou a emissora cearense a sair da concorrência, caso contrário a 'Venus Platinada' quebraria o contrato com a TV Verdes Mares.

E quem lembrou bem a data foi o blog Rastreadores de Impurezas, do Tiago Viana. É de lá, a imagem que ilustra este post.

Ídolos. Etapa cearense é agora em março


Tem alguém interessado em participar do próximo "Ídolos"? Pois se apresse; estão abertas inscrições para o reality show, versão brasileira do “American Idol”. É a Record procurando novos talentos da música nacional. A etapa de Fortaleza acontece no próximo mes de março.

A novidade é que, agora, os candidatos podem participar a partir de 16 anos, completos até o dia 20 de março. Menores, certamente, só participarão com a presença dos pais na gravação ou autorização judiciária.

As inscrições serão feitas diretamente no site do programa: www.idolos2010.com.br.

TV. Pode mudar horário de jogos noturnos


Finalmente alguém mexe nessa coisa ditatorial que é o horário de jogos de futebol à noite, obedecendo ao que a Globo quer. A Câmara de Vereadores de SP aprovou em primeiro turno, projeto de lei que proíbe a realização, na capital, de jogos que terminem após as 23h15.

Na prática, inviabiliza a transmissão das partidas pelas TVs. A proposta tem de passar por segunda votação e sanção ou veto do prefeito, Gilberto Kassab. A Globo disse, pela assessoria, que não comentaria. (Com informação da Folha de SP)

Revista. Censurada Mad com Dilma na capa


Quem disse que vivemos sem a Censura oficial? Pois ela ao que parece obrigou a revista Mad a mudar a capa da edição 23, de fevereiro. No blog da revista (mad.blogtv.uol.com.br) foram divulgadas duas capas sobre o filme "Avatar". Numa delas, a cara da ministra Dilma Rousseff foi emendada ao corpo do "Thanator", o temido predador criado por James Cameron no reino 3D de Pandora.

Segurando as rédes da criatura era "Lulavatar, o Mico do Brasil". Depois o desenho desapareceu e surgiu uma nota: "Com relação à questão da capa da edição 23 da revista "Mad", as decisões sobre a publicação das capas fazem parte de processos internos da empresa, não se tratando de qualquer tipo de censura ou veto". Os comentários ( ao lado ), não pararam de lembrar o fato.

Retirada a polêmica, permanece o traço do cartunista Guabiras, com Dilma como avatar e Lula operando uma máquina: "E se o Avatar invadisse o Brasil... o presidente Lula estaria finalizando o processo de criação do seu clone pra candidatura das próximas eleições".

Cinema. Onda de filmes sobre espiritismo


A Folha de SP, edição de hoje, destaca matéria sobre a onda de filmes sobre Espiritismo motivada pelo centenário do líder Chico Xavier. O texto é de Ana Paula Sousa.
No mercado livreiro brasileiro, fez-se o milagre da multiplicação. De acordo com a última pesquisa publicada pela CBL (Câmara Brasileira do Livro), o segmento de títulos religiosos, estimado em 50 milhões de exemplares anuais, é, em faturamento, o que mais cresce no país. Nos primeiros lugares dessa fila estão obras espíritas.

No cinema nacional, o santo é outro. Mas o milagre é o mesmo. Daniel Filho, em 2009, vendeu 5,6 milhões de ingressos com "Se Eu Fosse Você 2", que só perde em rentabilidade para a avalanche "Titanic".

E eis que os números da fé e do cinema se cruzam. Chico Xavier, o líder espiritual que psicografou mais de 400 livros e, se medido pela régua do mercado, poderia ser considerado autor best-seller, tornou-se filme pelas mãos de Daniel Filho.

Guardado a sete chaves até aqui, "Chico Xavier" dá início a sua jornada rumo ao público empurrado pela máquina da GloboFilmes e da Sony Pictures. A campanha começou na TV e, a partir da semana que vem, ocupará cinemas, outdoors, ônibus etc. O filme chegará a mais de 300 salas numa data que nada tem de "mera coincidência": 2 de abril, centenário de nascimento de Xavier e Sexta-feira da Paixão. E não é só. Outros seis filmes espíritas estão a caminho.

25 fevereiro 2010

TV. ABC demite e aposta em "jornalista digital"


Profissionais de jornalismo - e, atenção estudantes que estão se preparando para a função - atentem: O futuro da atividade vai exigir especialização em tudo. Que o diga a ABC News, do grupo Disney, que vai reduzir seu expediente em cerca de 25%. Sabe o que isso significa? Demissão de 300 a 400 pessoas.

A rede vai apostar suas fichas nos chamados "jornalistas digitais", profissionais que produzem, gravam e editam boa parte de seu material.

Leia matéria completa AQUI.

Futebol. Globo define regras da Copa 2010


Pronto, vai ser possível assistir a Copa do Mundo de 2010 em telões públicos, sem necessidade de pedir autorização à Globo. Foram definidas hoje, entre Globo e Fifa, as regras para a transmissão pública dos jogos.
"A exibição em telões e televisores instalados em bares, restaurantes, hóteis, shoppings, aeroportos entre outros estabelecimentos está permitida. O aval vai contra a nota divulgada em janeiro deste ano, que obrigava os donos de estabelecimento a solicitar autorização para exibir as partidas.

A emissora assume uma postura diferenciada da Copa de 2006, quando proibiu a exibição das partidas em bares e restaurantes, por exemplo. Dessa vez, a Globo exige apenas que as partidas sejam veiculadas incluindo todos os intervalos comerciais e anúncios de patrocínio.

Não será permitida a cobrança de ingressos ao público; a realização de promoções comerciais e comercializar qualquer tipo de patrocínio relacionado à exibição.

O comunicado explica ainda que a TV Bandeirantes, Band Sport e ESPN - emissoras sublicenciadas da Rede Globo para a Copa do Mundo Fifa 2010 - não poderão aprovar a realização de eventos públicos com a transmissão dos jogos".
Com informação da AdNews.

Roubolation. Paródia faz sucesso na web


A criatividade do povo brasileiro não pára. Lá na Paraíba, criou-se uma paródia ao sucesso 'Rebolation', versando sobre as falcatruas dos nossos políticos. Chama-se "roubolation" e já faz o maior sucesso no YouTube.

Pirataria. TV cubana exibe 'Avatar' ilegalmente


Cuba desbancou Hollywood. Falo da atitude da tevê de Havana que exibiu ontem um filme que ainda nem saiu de cartaz nos cinemas e que só deverá chegar à TV aberta brasileira em 2012 ou 2013. "Avatar" foi exibido esta madrugada pela Cubavisión, a TV estatal Cubana. Não só para Cuba, mas para todos os telespectadores das Américas, Europa e Ásia que captam a emissora via antenas parabólicas.


A transmissão foi ilegal, pirata, na concepção da Fox, a produtora, pois as companhias não vendem direitos de seus produtos para Cuba, por causa do embargo comercial imposto pelos EUA.

Com informações de Daniel de Castro

Polícia. Ladrões roubam carro de Fagner


E nem o cantor e compositor Fagner escapou da sanha dos ladrões em Fortaleza. Ele teve ontem seu carro assaltado no cruzamento das ruas Torres Câmara e Monsenhor Bruno. E ele estava a cinco metros do veículo.

Os ladrões levaram celular, um arquivo pertencente ao cantor com vários vídeos da década de 70.

Leiam detalhes no blog da Janga.

Revista. Capa da Focus cria revolta na Grécia


Estourou um quiprocó diplomático entre Alemanha e Grécia por causa do uso de uma imagem considerada importante para os gregos. A foto da Vênus de Milo com o dedo do meio erguido (e um braço implantado por manipulação no Photoshop) apareceu na capa da Focus e anda revoltando a diplomacia grega.

A estátua, que representa a deusa Afrodite, ilustra a capa da última edição da revista alemã "Focus", que chegou ontem às bancas do país. Ao lado da foto, a revista estampa os dizeres: "Traidores na família do euro: a Grécia está matando nossa moeda. E Portugal, Espanha e Itália?".

Mais do que a frase acusatória, a foto da deusa do amor, da beleza e da fertilidade exposta ao ridículo foi o tema de boa parte das conversas no prédio do Ministério das Relações Exteriores em Atenas.

A estátua, achada na ilha grega de Milos no século 19, é um dos maiores símbolos da arte grega antiga. Datada possivelmente do século 2 antes de Cristo, sua autoria é desconhecida. Hoje, a escultura, que perdeu os braços, está exposta no museu do Louvre, em Paris.

Curiosidade. A comida servida nos aviões


Um jornalista alemão, Till Bartels, passa a maior parte do tempo viajando de avião. Durante essas viagens ele tem se deparado com o cardápio das empresas aéreas e aproveita para fotografar a comida servida aos passageiros.

Com as imagens, ele criou um blog onde recolhe as imagens do que é oferecido a quem viaja a 9 mil metros de altura, lembrando que apenas o menu da primeira classe.

Vide Vídeo. Uma barata em pleno telejornal


E já imaginou você estar apresentando um telejornal e uma barata surgir no seu caminho? Uma apresentadora de João Pessoa TV (JPTV) passou por uma prova de fogo durante a exibição do telejornal.

A jornalista falava quando uma barata posou na sua roupa e começou a andar. Sem perder a pose, ela concluiu a leitura das notícias.

Efemérides. Hoje aniversaria Ênio Carlos


Hoje é dia de parabenizar o radialista e apresentador de TV Ênio Carlos.

Museu. O da farinha guarda embalagens


E já existe o Museu da Farinha. A ideia surgiu em 1998: Volkmar Wywiol, um industrial alemão da panificação percebeu que as embalagens de farinha de cada país traziam designs curiosos, simbólicos da cultura em que o produto era fabricado. Nasceu assim o Flour Art Museum, em Ahrensburg, na Alemanha.



Além de conhecer embalagens de todo o mundo, você pode participar enviando peças para o museu.

Fama. Kate Lyra está de volta a televisão



da coluna do Giba Um

Twitter. O ouvinte quer saber sobre Povo-CBN

.
 http://twitter.com/everton_sousa 

Filme. Rio quer indenização pelo uso do Cristo


Interessante: a Arquidiocese do Rio deu entrada na Justiça com uma ação contra a Columbia Pictures, a companhia de cinema. Reclama uma indenização pelo uso da imagem do Cristo Redentor no filme 2012.

No ano passado, uma equipe da empresa cinematográfica foi ao Rio pedir autorização para usar a imagem no filme que conta a destruição de célebres monumentos do mundo por conta do calendário asteca. A arquidiocese tinha negado a concessão da imagem; mesmo assim, o filme fez uso dela, destruindo-a.

Agora, a arquidiocese se diz indignada e quer por que quer seja indenizada pela destruição da imagem do Cristo Redentor. Uma notificação extrajudicial foi expedida contra a Columbia.

Dá pra entender, essa?

24 fevereiro 2010

Publicidade. Ação contra comercial de cerveja


O Conar (Conselho de Autorregulamentação Publicitária) abriu dois processos contra campanha da cerveja 'Devassa Bem Loura', lançamento do Grupo Schincariol.

Diz o texto do Conar: "O primeiro processo foi aberto por iniciativa do próprio Conar e diz respeito especificamente a uma promoção no site do produto. O Conselho não considera ético realizar ações promocionais que estimulem o consumo de bebidas alcoólicas.

Já o segundo partiu de denúncias de consumidores, que questionaram a abordagem criativa da campanha idealizada pela Mood e que traz Paris Hilton como garota-propaganda.

Esses consumidores consideraram a ação "desrespeitosa", já que, na visão deles, haveria nas peças publicitárias "excesso de apelo sensual".

Segundo o Conar, agência e anunciante já foram comunicados por e-mail, mas a entidade também envia uma notificação, via carta registrada ou sedex, às partes envolvidas.

Assim que o Conar receber o recibo de entrega dos Correios, a Mood e a Schincariol terão cinco dias úteis para apresentar defesa".