Numa espécie de “escola do humor”, seria possível aprender observação do cotidiano, construção da piada, timing, surpresa, quebra de expectativa, ironia, exagero, improvisação, expressão corporal e até o uso estratégico do silêncio. O aluno também aprende algo fundamental: por que uma piada funciona — ou não funciona — diante de determinado público.
Há, porém, um componente pessoal difícil de ensinar: a maneira de enxergar o mundo. Grandes humoristas costumam perceber o absurdo onde os outros veem apenas rotina. A técnica aprimora essa percepção, mas não necessariamente a cria.
É parecido com música: a escola ensina harmonia, ritmo e instrumento; não garante que todos se tornem grandes compositores. No humor, a escola fornece ferramentas. A originalidade vem da combinação entre personalidade, repertório, sensibilidade, observação e prática.
E há uma bela aproximação com o samba: os dois dependem de ritmo. No samba, perder o tempo estraga a música. No humor, contar a melhor piada no tempo errado pode acabar com a graça.
Uma boa frase para resumir seria: “Humor se aprende, sim. O que a escola não fabrica é o olhar do humorista.”

Nenhum comentário:
Postar um comentário