Translate

05 janeiro 2026

ARTIGOS. Os números fazem parte da rotina humana


 Somos Números

Carlos Delano Rebouças


Na frenética correria da vida, principalmente no dia dia de cada um de que ocupa um espaço na sociedade, sempre estamos lidando com algum numeral que seja. Eles fazem parte da rotina de qualquer pessoa, independentemente do perfil e do que escolhemos fazer.

As quatro operações, por exemplo, sempre são aplicadas a qualquer momento. Somamos as competências, multiplicamos e dividimos informações e  conhecimentos, e subtraímos os esforços para alcançarmos sempre mais e mais. 

Em algumas ocasiões, fracionamos o nosso tempo, esse bem precioso, assim como outros recursos que se classificam como finitos, contudo, capazes de gerar riquezas na sua infinitude.

Compras, vendas, empréstimos, aplicações... Será que nos remetem lembrar de percentual? Não nos esqueçamos também dos descontos, que sempre pedem esse numeral, sem ao menos ser entendido e aplicado perfeitamente por todos nós, quando combinados com impostos, taxas e juros.

Nossa rotina é diária, mas também pode ser semanal, quinzenal, mensal, bimestral, trimestral... Lembra horas, dias que contamos para alguma coisa acontecer. Às vezes, ordenados sob o critério da prioridade; em outros momentos, cardinalmente acompanhados no calendário dos interesses.

Com os números não devemos brincar, já que erguem e destroem num piscar de olhos. Em poucos segundos tudo pode mudar, passando a ter status de passado, com números que nada mais representam diante de dados, realidades e necessidades que se superam a todo instante.

Nenhum comentário: