Translate

21 setembro 2025

PREMIAÇÃO. Quem são os ganhadores do Ig Nobel de 2025

Todo ano são eleitos os casos irreverentes que merecem uma premiação em termos de pesquisa. São os indicados para o Prêmio Ig Nobel, uma versão bem debochada das "pesquisas que a princípio podem parecer brincadeira, mas se você prestar atenção, fazem todo o sentido", como relata a edição do excelente site Microsiervos

Por @Wicho 

Stinker, o mascote do Ig NobelMais um ano traz os Prêmios Ig Nobel, aqueles prêmios que reconhecem pesquisas que a princípio podem parecer brincadeira, mas se você prestar atenção, fazem todo o sentido.

Não há categorias fixas, e elas dependem do que é publicado a cada ano, então os vencedores da edição de 2025 foram

  • [EUA] Prêmio de Literatura ao falecido Dr. William B. Bean, por registrar e analisar persistentemente a taxa de crescimento de uma de suas unhas ao longo de um período de 35 anos.
  • Prêmio de Psicologia [Polônia, Austrália, Canadá] para Marcin Zajenkowski e Gilles Gignac por investigarem o que acontece quando narcisistas — ou qualquer outra pessoa — são informados de que são inteligentes.
  • Prêmio de Nutrição [Nigéria, Togo, Itália, França] para Daniele Dendi, Gabriel H. Segniagbeto, Roger Meek e Luca Luiselli por estudarem até que ponto um certo tipo de lagarto escolhe comer certos tipos de pizza.
  • Prêmio Pediatrics [EUA] para Julie Mennella e Gary Beauchamp por estudarem o que um bebê amamentado sente quando sua mãe come alho.
  • Prêmio de Biologia [Japão] para Tomoki Kojima, Kazato Oishi, Yasushi Matsubara, Yuki Uchiyama, Yoshihiko Fukushima, Naoto Aoki, Say Sato, Tatsuaki Masuda, Junichi Ueda, Hiroyuki Hirooka e Katsutoshi Kino por seus experimentos para descobrir se vacas pintadas com listras de zebra podem evitar ser picadas por moscas.
  • Prêmio de Química [EUA, Israel] para Rotem Naftalovich, Daniel Naftalovich e Frank Greenway por seus experimentos para testar se comer Teflon, um tipo de plástico cujo nome científico é "politetrafluoroetileno", é uma boa maneira de aumentar o volume da comida e, portanto, a saciedade, sem aumentar o conteúdo calórico.
  • Prêmio da Paz [Holanda, Reino Unido, Alemanha] para Fritz Renner, Inge Kersbergen, Matt Field e Jessica Werthmann por demonstrarem que beber álcool às vezes melhora a capacidade de uma pessoa de falar uma língua estrangeira.
  • Prêmio de Design de Engenharia [Índia] para Vikash Kumar e Sarthak Mittal por analisarem, de uma perspectiva de design de engenharia, como sapatos fedorentos afetam a experiência de usar uma sapateira.
  • Prêmio de Aviação [Colômbia, Israel, Argentina, Alemanha, Reino Unido, Itália, Estados Unidos, Portugal, Espanha] para Francisco Sánchez, Mariana Melcón, Carmi Korine e Berry Pinshow por estudarem se a ingestão de álcool pode afetar a capacidade de voo dos morcegos e também sua capacidade de ecolocalização.
  • Prêmio de Física [Itália, Espanha, Alemanha, Áustria] para Giacomo Bartolucci, Daniel Maria Busiello, Matteo Ciarchi, Alberto Corticelli, Ivan Di Terlizzi, Fabrizio Olmeda, Davide Revignas e Vincenzo Maria Schimmenti por suas descobertas sobre a física do molho para massa, especialmente a transição de fase que pode causar a formação de grumos, o que pode ser desagradável.

Nenhum comentário: