Eu sempre gostei de Berta Loran, a ariz e comediante que faleceu ontem, aos 99 anos de idade. Ela marcou sua carreira na tv com trabalhos humorísticos em programas como "A Escolinha do Professor Raimundo", "Zorra Total" e "Balança, Mas Não Cai", principalmente na Globo.
Ela nasceu em Varsóvia, na Polônia, e veio ao Brasil ainda criança junto com sua família que fugia do nazismo na Europa. Seu nome de batismo era Basza Ajs. Saudades da Manuela D'Além Mar.
A atriz chegou na TV Globo em 1966, integrando o elenco do programa de humor "Bairro feliz" e fazendo vários personagens. Berta fez parte ainda de muitos outros humorísticos da emissora. Ao Memória Globo, ela refletiu sobre seu destaque na área: "Deus é muito bom para mim, nunca me faltou trabalho, eu acho isso divino".
Na "Escolinha do professor Raimundo", fez a personagem portuguesa Manuela D’Além-Mar. Ela recordava: "Eu nunca tinha trabalhado com Chico Anysio. Quando me chamou para fazer a 'Escolinha', ele disse: 'Como você esteve muitos anos em Portugal, você vai fazer Manuela D’Além-Mar'". Na segunda versão do programa, em 2001, ela interpretou outra lusitana, Sara Rebeca, que esclarecia para a turma as perguntas do professor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário