Translate

01 julho 2025

LEITURAS. Totonho Laprovitera resgata a cobra mamadora

Totonho Laprovitera é um cearense, capaz de mesclar atividades diversas na vida. Ele é artista plástico, arquiteto, urbanista, letrista e escritor. Desse último ofício é o que eu o acompanho, com suas publicações inteligentes nas redes sociais e nas crônicas que debulha em sites como O Otimista. Na de hoje, Totonho me fez retornar ao interior e reler uma estória que se contava muito pelo sertão nordestino: o da cobra mamadora.

É a versão corrente de uma serpente que, segundo no dizer do cronista, "quando a mulher está amojada, no tempo do resguardo, a cobra sente de longe o cheiro do leite fresco [...] e enquanto a mãe dorme, cansada das noites sem descanso, a muçurana se achega, suga o leite com delicadeza, sem machucar, sem acordar. Para a criança não chorar nem dar pela falta, bota a pontinha do rabo na boca do bebê, como quem oferece um bico de consolo. Quando se farta, vai embora, sem deixar rastro.". 

Ficou curioso? Vai achar melhor ainda, se ler o texto do Totonho, banhado pelo vigor da espirituosidade e pela escorreta maneira de contar causos curiosos.

Nenhum comentário: