Na próxima quarta-feira, dia 23, o YouTube vai transmitir as primeiras imagens do universo captadas através do LSST (sigla de Legacy Survey of Space and Time) em português “Levantamento do Legado do Espaço e do Tempo”. Vai ser utilizada a maior câmera do mundo,
É um levantamento astronômico que será realizado pelo Observatório chileno Vera C. Rubin, telescópio de campo amplo e uma câmera de 3,2 gigapixels, a digital mais poderosa do mundo, com resolução de 3.200 megapixels.
As imagens capturadas pela câmera são tão grandes que seriam necessárias 400 televisores ultra HD para exibi-las em resolução máxima. A câmera, do tamanho de um carro pequeno, foi instalada permanentemente no Observatório Vera C. Rubin, no Chile, e funciona em conjunto com telescópios avançados.
E tem colaboração de brasileiros: é um grupo denominado BPG-LSST que consiste de 120 pesquisadores, dos quais 24 são seniores, 96 são estudantes e pós-docs de 26 instituições em nove estados brasileiros. Os pesquisadores do BPG foram selecionados por uma comissão constituída por pesquisadores de diversas instituições brasileiras.
Com informações da EkolTV
Nenhum comentário:
Postar um comentário