Translate

14 maio 2025

NOMES. Desencarna Divaldo, o líder do movimento espírita


Retorna à Pátria Espiritual, o médium, orador espírita e embaixador da paz no mundo Divaldo Pereira Franco aos 98 anos. Divaldo dedicou sua vida à Causa Espírita e ao amor ao próximo em Salvador e no mundo. 


 
Nascido em 5 de maio de 1927, em Feira de Santana, na Bahia, Divaldo foi responsável por mais de 20 mil conferências, realizadas em mais de 2.500 cidades e 71 países ao redor do mundo e, através de su psicografia, ele publicou mais de 260 obras, deixando um legado literário espírita que abrange mais de 200 autores. Todos os anos, ele dava palestras em Fortaleza. 



12 maio 2025

TV. Globo investe na negritude de olho no mercado da África

 
Anunciada às vésperas do 13 de Maio, dia da libertação povo escravizado no Brasil, a decisão de que a Globo quer 50% de atores negros em novelas até 2030. Já era tempo de dar uma cancha aos atores/atrizes da negritude brasileira, não só pela questão da cor, mas pelo talento dessa raça. 

Agora, aqui entre nós, será que a decisão foi por um gesto humanitário ou a Rede está de olho no mercado televisivo africano?






PENSAR LIVRE é saber relativizar com o que é felicidade

 




PENSAR LIVRE. Tomar atitudes exige cumpri-las à rigor

 

ELEIÇÕES. Chapa ACI A + DE 100 será lançada sábado, dia 17

 

A chapa ACI a + de 100, que disputa a presidência da Associação Cearense de Imprensa (ACI), será lançada festivamente.

O lançamento da chapa, que tem à frente o jornalista Eliézer Rodrigues, ocorrerá a partir do meio dia do próximo sábado, no Restaurante Assis Imperial, em Fortaleza.

A eleição para a nova diretoria da entidade está marcada para o dia 6 de junho.

TEXTO ORIGINAL 

CULTURA. A situação das imagens e estátuas de Fortaleza

 
Quem cuida das estátuas, monumentos e imagens de Fortaleza? Uma delas foi restaurada e amanhã, 13 de maio, será reentregue aos fiéis que forem assistir no santuário de Fátima, aos eventos religiosos relacionados à aparição da virgem há exatos 108 anos. 

Essa restauração nos faz lembrar da situação de estátuas públicas em Fortaleza, com algumas passando por processos de restauro e revitalização e outras apresentando problemas de degradação e vandalismo. A falta de cuidados e de manutenção dessas esculturas fez com que a de Nossa Senhora de Nazaré, no Montese, chegasse a desabar em outubro do ano passado. 

Se fizermos mentalmente um passeio pela cidade iremos ver que esculturas como a da praça General Tibúrcio (Praça dos Leões) passaram por restauração depois de muito tempo largada ao abandono. 




Essas obras denotam a desatenção do poder público, a ponto de serem degradadas como as obras de Sérvulo Esmeraldo, cuja Femme Bateau foi resgatada com o esforço da viuva Dodora Guimarães.  A Iracema da Lagoa de Messejana foi alvo de pichações, roubo do motor de propulsão da fonte. A outra Iracema Guardiã chegou a desabar do pedestal.  A Iracema da beira-mar apresentava pichações, além da cabeça de cachorro Japi ter sido destruída. E teve a lembrança de ouvintes nossos para a fonte da praça do BNB e o BEC dos peixinhos. 

Se o dia de amanhã, 13 de maio, servirá para se elogiar o trato dado à estátua da Virgem de Fátima pela sua restauração, é preciso que o olhar atento dos responsáveis por esses patrimônios culturais seja estendido a outros locais, pois o vandalismo aviltante já foi responsável pelo roubo dos óculos de Rachel de Queiroz, pelo sumiço da batuta do maestro Alberto Nepomuceno  e que ninguém se esqueça de que até os óculos do ex-presidente Castelo Branco, foram surrupiados do interior do mausoléu do Abolição. 


ARTIGOS. Jornalismo entre a sobrevivência e a relevância

 Artigo da Folha de SP, escrito pelo jornalista Rodrigo Lara Mesquita, mostra que as redações se transformaram em fábricas de cliques e assinaturas. 

As notícias que você lê, os vídeos a que assiste,a os tuítes que viralizam —nada disso é aleatório. Hoje, quase toda a informação passa por plataformas digitais onde a mediação pública foi automatizada por algoritmos invisíveis, projetados para capturar atenção, prever comportamentos e moldar o pensamento coletivo. Essa transformação radical opera silenciosamente: reorganiza valores, invisibiliza temas relevantes e privilegia a performance comercial sobre a função cívica da informação.

Para assinantes, clique AQUI  

 

11 maio 2025

MÃE. Receita para se ter uma mãe de qualidade única

 

 


TV. SBT reconquista a vice-liderança com Tiago Leifert

 Esta semana marcou o retorno do SBT à vice-liderança de audiência. Foi no dia 7 de maio, que a transmissão de dois jogos decisivos de futebo na Champions League e Copa Sul-Americana deram à narração de Tiago Leifert esse ganho para a emissora de Silvio Santos. 



De acordo com dados consolidados, o SBT registrou uma média de 4,0 pontos, superando os 3,7 pontos da Record. Este resultado interrompeu uma sequência de 783 dias (descontando 22 feriados) em que a a emissora de Edir Macedo ocupava a vice-liderança nos dias úteis.

FAKE. Agência Tatu investiga vídeo e conclui ser falso



 

ORIGINAL

10 maio 2025

EU VI, LI E OUVI

 Já notou 

como tem profissional 

(no rádio e na tv) 

que se engasga 

diante de uma palavra 

proparoxítona?


CURIOSIDADE. 1ª música transmitida por um computador

Em 1961, há exatos 64 anos, o IBM 709 transmitia a primeira canção registrada por um computador. Era a canção "Dayse Bell", composta em 1892 por Harry Dacre. Ela, também, foi incuída pelo diretor Stanley Kubrick no  clássico "2001 - Uma Odisseia no Espaço". A música foi usada no Brasil para o jingle publicitário do produto "Phymatosan".  E a canção foi gravada por Nat King Cole. 

09 maio 2025

FAMOSOS. Michele pode estar à beira do divórcio com Obama


Ela foi a primeira-dama dos Estados Unidos de 2009 a 2017 e agora, "nesta nova fase da vida",  Michelle Obama , 60 anos, confessou que sentiu necessidade de psicoterapia. A ex-primeira-dama deve estar vivendo a "síndrome do ninho vazio". Há rumores de divórcio. Para entender a história, clique AQUI.

TBT. O dia em que a Globo censurou o Nonato Albuquerque

 No dia 9 de maio de 2016 fui convidado pela produção do Luciano Huck para estar presente no programa no qual ele faria homenagem ao querido Tom Cavalcante, por eu ter participado do início da carreira dele na Globo, escrevendo os textos para o Chico City. Gravamos e, no sábado aprazado para ir ao ar, passou o programa. Menos a minha parte. Foi toda cortada, porque uma pessoa informou que eu pertencia a uma rede concorrente - a Jangadeiro, na ocasião, era da Band - e por isso, não poderia participar. Uma pessoa da produção me ligou explicando. No domingo seguinte ao programa, o Tom me ligou pedindo desculpas e a minha compreensão. Restaram algumas fotos. 




CARTOGRAFIA. Mapa-múndi publicado de cabeça para baixo

 Chamou a atenção do público a publicação feita pela IBGE, esta semana. Um mapa-múndi que traz uma projeção cartográfica invertida.  O território dos países aparece de ponta-cabeça se comparado aos modelos frequentemente utilizados. Nações do hemisfério sul ocupam a parte superior do globo, e o Brasil preenche o centro do mapa. Mas é proposital: a novidade busca ressaltar a posição atual de liderança do Brasil em importantes fóruns internacionais como no Brics e Mercosul e na realização da COP30 no ano de 2025, explicou o presidente do instituto.  

MAIS




REDES SOCIAIS. Os papas na linguagem da torcida cearense

 

08 maio 2025

CHARGES. Viva a excentricidade do ex-reitor Paulo Elpídio


 Pode ser que sim. Ou pode ser que não. A dúvida, no caso, é de quem seria a autoria dessa charge sobre o conclave que elegeu o papa Leão XIV, da internet. Ela tem a assinatura da Bia Rich. A Bia que eu conheço é uma chef famosa. E a colocação dos balões de conversa demonstram uma certa falta de profissionalismo do autor, fora dos padrões de qualquer chargista. E aí, uma pessoa me falou que "as falas" poderiam ter sido construídas na postagem pelo internauta de nome Paulo Elpídio Menezes. 

O ex-reitor da UFC, perguntei admirado aos meus botões. Como eles não me responderam - calados estavam, calados ficaram - pelo sim, pelo não, quem cala, consente. E eu só digo é viva a excentricidade do professor Paulo Elpídio! Como ele posta conteúdos bons nas redes. E sobre tudo e todos. 

RELIGIÃO. Os católicos já têm um papa pra chamar de seu


Católicos de todo mundo já tem um papa pra chamar de seu. É Leão XIV. Leone num bom latim. Robert Francis Prevost, no registro de nascimento. O novo papa. Ou um papa novo, seria melhor dizer, levando-se em conta a idade provecta da maioria dos cardeais. 

É o primeiro nascido nos EUA. Em Chicago.  Mas que tem o sabor/e o labor da lartinidade pela vivência e convivência episcopal em terras do Peru. O Peru o adotou e ele adotou a cidadania peruana. 

Na Latina América de Francisco, esse Francis - ou Francisxo Prevost - provou o apostolado em favor dos simples e vulneráveis. Ele é egresso dos tempos da teologia da libertação. 

Ao adotar o nome de Leão XIV, Prevost se notabiliza por uma agenda que sugere o empenho no projeto social da Igreja - construindo pontes entre a bondade humílima de Francisco e ao que propunha a enciclíca Rerum Novarum de Leão 13. 

Ao se apresentar ao mundo, na janela da Basílica de São Pedro, o americano fala a linguagem dos dominadores mas não esquece o povo dominado e colonizado sob a tutela de uma igreja na tarefa de mostrar ao mundo o legado do Cristo, muitas vezes empregando a dominação como doutrina. 

A sua origem agostiniana o revela um estudioso, formado em direto canônico, a seguir a filosofia de Santo Agostinho, um dos maiores pensadores da filosofia. E ao adotar o nome de Leão, ceia uma ponte no encíclica em que a Igreja põe seu papel social com o documento papal de Leão 13 - a Rerum Novarum, que significa "das coisas novas". 

É hora de saudar o novo papa. Que ele dê continuidade ao que propôs Francisco, que sair do mundo abençoou a todos num domingo de Páscoa. Ele próprio fazendo a passagem para a eternidade. 

ARTIGOS. Mudar de carreira depois dos 40 anos de idade


Transição de Carreira

Carlos Delano Rebouças 


Tomar a decisão de mudar de carreira não é nada fácil, principalmente quando os fatores tempo e idade são levados em conta, seja em tempos escassos de oportunidades, seja por baixo reconhecimento profissional.

Não é difícil de se ver, por exemplo, no LinkedIn, profissionais que estampam em seus perfis o status de  que estão "em transição de carreira". Refazem com entusiasmo seus perfis, demonstrando uma otimista intenção de migrar para outras áreas que entendem ser mais interessantes e promissoras. 

Mas esse recomeço não é tão simples assim. É uma virada de chave que nem todo mundo tem coragem de fazer, sobretudo quando se possui uma carreira de anos e anos construída numa área, num setor, com grandes investimentos, e que ainda pode parecer que vale a pena, apesar de tudo que possa desmotivar a continuar.

Essa decisão também pode não ser tão simples quando se está com 40 anos ou mais. Não se pode negar que nossa sociedade dá provas de que desacredita do potencial dos mais experimentados no mercado, como se não tivessem mais energia, vontade e conhecimento. Até parece que estão punidos pela idade, como se tivessem um prazo de validade que os tornassem inviáveis, obsoletos.

Essa intensão de mudar não necessariamente está ligada a questões financeiras, mas sim de realização, de satisfação, de descoberta. E não será uma longa estrada percorrida numa atividade profissional, muito menos quatro décadas ou mais de existência que impedirão de dar os primeiros passos numa nova insiste em se anunciar. 

Mas antes que alguém te chame de louco por ter  essa coragem, prepare-se para essa mudança. Invista no conhecimento, informe-se sobre o mercado, envolva-se com pessoas que já conheçam a atividade e converse com sua família. Essa decisão não é sua somente. Ah! E não se esqueça de se preparar financeiramente, caso possa, para as dificuldades que porventura venham a surgir.

TV. Por que Ana Maria Braga vai se afastar do 'Mais Você"?


 Ana Maria Braga vai se afastar do Mais Você. Para quem deseja saber os motivos dessa ausência da apresentadora clique AQUI

07 maio 2025

JORNALISMO. Anunciado prêmio Fecomércio para jornalistas



          
 Na sexta-feira (16/05), acontece o lançamento Prêmio Sistema Fecomércio Ceará de Jornalismo, idealizado pelo presidente Luiz Gastão. Com uma premiação total de R$ 100 mil, a primeira edição propõe como tema “Uma história de tanta gente: o impacto social das ações do Sistema Fecomércio na vida dos cearenses”. O lançamento ocorre no Centro de Eventos do Ceará, na abertura da Semana S, um evento integrado que vai levar ações gratuitas de cidadania e entretenimento para a população.

 

           São quatro categorias: Reportagem em Vídeo, Reportagem em Áudio, Reportagem em Texto (Web e Impresso) e Fotojornalismo, com prêmios para o primeiro e o segundo lugar de cada, na capital e no interior, totalizando 16 ganhadores. Além do valor em dinheiro, eles recebem um troféu exclusivo, assinado por artesão cearense.

 

           Vão ser premiadas as melhores reportagens e fotografias, conforme avaliação da comissão do prêmio, que abordem o tema e façam referência a um ou mais programas e ações realizados pela Fecomércio, Sesc e Senac no Ceará, ou por todos conjuntamente.

        

          “A ideia é pautar positivamente a imprensa local sobre a força do comércio na sociedade cearense e a atuação do Sistema em áreas como saúde, educação, assistência, cultura, lazer e qualificação profissional. Vamos disseminar informação sobre as iniciativas que transformam a vida de tanta gente no nosso Estado”, explica o diretor de Comunicação e Marketing do Sistema Fecomércio Ceará, Umehara Parente.

 

As inscrições são gratuitas e o edital vai estar disponível para consulta, a partir do lançamento, no site da Fecomércio.


Texto de Helena Felix

VATICANO. A mídia faz irreverências sobre o conclave 2025

 


05 maio 2025

TV. Globo critica a medição de audiência pelo Kantar Ibope


Pela primeira vez em sua história, a Globo criticou abertamente a medição de audiência da Kantar Ibope Media nas plataformas de TV aberta, nomeando-as como ultrapassadas.

A proposta é que o mercado passe a utilizar a audiência absoluta, ou seja, expressa em números, de centenas a milhares, representando a quantidade de indivíduos que assistem ou acessam, e não o modelo atual de pontos.

Leia tudo AQUI

DANÇA DAS CADEIRAS. Datena sai do SBT e vai pra RedeTV


04 maio 2025

JORNAIS por preconceito desprezam cobrir "buraco de rua"?

Ilustração de Canval
 

O jornalismo brasileiro, a despeito de ganhar fatias do público considerados de elite, sofre de preconceito para cobrir temas comuns das cidades? É o que parece provocar a ombudsman da Folha, Alexandra Moraes, na coluna dela de hoje, deixando entrever o desprezo do jornalismo pelos assuntos urbanos - como "buraco de rua", por exemplo. 

A partir de um caso em SP, onde se limpou um espaço para transformá-lo em estacionamento público, a cobertura jornalística foi classificada por ela como "anestesiada e sincopada [...], talvez efeito colateral do preconceito no jornalismo contra "buraco de rua", tido como assunto insignificante e destinado a repórteres iniciantes. Entre espasmos e clichês, o assunto se perde e acaba não tratado a fundo.

JORNALISMO. Um exemplo de um jornalista questionador

SEGURANÇA. A editoria que mais ocupa as primeiras páginas

A editoria de segurança dos principais meios de comunicação que mais tem se destacado, seja em qualquer meio, no jornal, rádio, tv e redes sociais, é a da segurança. Quem lê os jornais da atualidade já não se surpreende com os espaços abundantes concedidos às chamadas desse tipo de registro, num mundo onde os indivíduos estão cada vez mais se envolvendo com o que há errado. Da aplicação de fraudes e golpes, aos relatos comuns do cotidiano policial.  

Seja no formato impresso ou digital, a crise da segurança em seus mais diversos setores, domina as narrativas sobre o avanço da criminalidade e a precarização do próprio sisteja em dar conta deles. 


03 maio 2025

REDES SOCIAIS. O pastor-mirim que bombou na semana

FOTOGRAFIA. Será que o próximo papa está nesta imagem?

 

O olhar de fotógrafos e repórteres estará voltado, na próxima  semana, para a eleição do sucessor de Francisco. Uma imagem de alguns cardeais no balcão da Basílica pode estar reunindo o que será escolhido papa. 

FUTEBOL. Vojvoda confessa que vem sofrendo pressão

PODCAST. As Cunhãs comemoram a saída do incompetente

 

REDES SOCIAIS. Católicos acusam o Trump de deboche

 Cês num acham falta de respeito para com a figura do Papa Francisco, a imagem postada mostrando o pesidente Trump como Papa? Li que dezenas de seguidores o acusaram de debochar da morte do papa Francisco e de "desrespeitar" a Igreja Católica.



Na verdade, isso tem muito a ver com a extrema direita americana que anda ávida interromper a agenda progressistas adotada pelo argentino morto na semana passada. Uma disputa feroz na Cúria Romana também foi aberta, com a pressão de grupos ultraconservadores para que a Santa Sé volte a ser liderada por um tradicionalista.

IMPRENSA. Ranking mostra precariedade no ítem liberdade

 O ranking mundial de liberdade de imprensa da organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) indica que as condições para a prática do jornalismo são precárias em metade dos países do mundo e satisfatórias em menos de um quarto.

O Bras\ui está no 63º lugar, com um ganho de 47 posições desde a saída do ex-presidente Jair Bolsonaro do governo. 






NOMES. Morre em SP atriz-mirim do SBT de apenas 11 anos

 Faleceu nesta sexta-feira (2) a atriz mirim Millena Brandão, de 11 anos. A jovem estava internada em estado gravíssimo em um hospital de São Paulo, após apresentar fortes dores de cabeça que levaram à descoberta de um tumor.

A menina, que participou de produções “A infância de Romeu e Julieta”, do SBT, e na série “Sintonia”, da Netflix, enfrentava complicações severas após sofrer 12 paradas cardíacas e ser diagnosticada com um tumor de cinco centímetros no cérebro. A notícia chocou o público e mobilizou uma onda de solidariedade nas redes sociais, onde Millena tem mais de 150 mil seguidores.

02 maio 2025

CHARGES. Martinez sugere as cores do uniforme 2 da seleção

 

Descubra o talento de Martinez AQUI

CINEMA. Ceará ganha o Festival Ceará Voador agora em maio

Dawlton Moura

A primeira edição do Festival Ceará Voador, voltada para o cinema, acontece de 5 a 7 de maio na comunidade do Poço da Draga e de 8 a 10 de maio na Sala 2 do Cinema do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Idealizado e dirigido por Sara Síntique, escritora, atriz, gestora e produtora cultural, o festival propõe uma experiência marcada pela democratização do acesso ao cinema, voltada especialmente para pessoas que têm pouco acesso às salas de exibição, mas também aberta ao público em geral.

Serviço:
I Festival de Cinema Ceará Voador. 
Exibição de filmes de 8 a 10 de maio, na Sala 2 do Cinema do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Entrada franca. 
Oficinas, para público previamente definido, em parceria com o Instituto Velaumar, de 5 a 7 de maio no Coreto em frente à Ponte Velha, na comunidade do Poço da Draga. 
O acesso ao Centro Dragão do Mar se dá pelas avenidas Leste Oeste, 81 (a entrada dos museus), e Pessoa Anta, 374 (perto da Caixa Cultural Fortaleza).

Mais informações: Instagram @festivalcearavoador.

01 maio 2025

NOMES. Morre Nana Caymmi, uma das maiores vozes da MPB


Morreu, nesta quinta-feira, 1, Nana Caymmi, aos 84 anos. A cantora estava internada na Casa de Saúde São José, na Zona Sul do Rio, há algumas semanas, após passar por um procedimento de cateterismo e implante de marcapasso. Primogênita do violonista Dorival Caymmi e da cantora Stella Maris, Dinahir Tostes Caymmi, conhecida por todos como Nana, nasceu em abril de 1941. Aos 19 anos, a artista se casou com o médico venezuelano Gilberto José Aponte Paoli, com quem teve duas filhas, Stella Teresa e Denise Maria. 

Na época, ela já havia entrado de vez no mundo da música, com a gravação de Acalanto, escrita pelo pai quando ela ainda era criança, e com o lançamento do seu primeiro disco solo, em 1960. Após quatro anos morando em Caracas, na Venezuela, Nana voltou ao Brasil com as duas filhas e grávida do terceiro filho, João Gilberto. Em 1966, venceu o Festival Internacional da Canção com uma interpretação de Saveiros, composta por seu irmão Dori Caymmi e Nelson Motta.

Em 1967, ao lado do então marido Gilberto Gil, apresentou a composição Bom dia no Festival de Música Brasileira, na TV Record. O casal se separou em 1969, e a cantora engatou um namoro com o músico João Donato, Já na década de 1970, fez turnês com o irmão Dori pelo Uruguai e na Argentina. Ao longo dos mais de 50 anos de carreira, a cantora interpretou mestres da música, como Tom Jobim, Milton Nascimento e Vinicius de Moraes, em mais de 50 gravações. Em 1998, ganhou um Disco de Ouro pela canção Resposta ao Tempo, de Cristóvão Bastos e Aldir Blanc, tema de abertura da série Hilda Furacão, da TV Globo.

Texto da VEJA