Translate

11 janeiro 2025

LEITURAS. Como fica o Instagram sem verificadores de fatos?

Uma das novidades de hoje foi que o Instagram e o Facebook eliminaram os verificadores de fatos , lembrando o que o X/Twitter fez após ser adquirido por Elon Musk. Inicialmente está nos Estados Unidos, mas vai se espalhar para outros países. 

Parece que a ideia será substituir esta verificação humana por “notas da comunidade” no estilo X. O que em teoria é algo que parece bom (como dizer não a “uma ferramenta colaborativa para adicionar contexto útil às postagens”)… mas por outro lado é facilmente manipulado , especialmente nos temas mais polarizados e polêmicos. Mais ou menos como todos os sites onde a comunidade faz uma “votação”, que acaba com preconceitos, manipulações e censuras de todo tipo pelas quais é difícil responsabilizar alguém.

Se você não gosta da realidade, redefina-a como quiser. Parece um pouco com a mensagem subjacente ao assunto, que em vez de informação sob a forma de factos e dados verificáveis ​​por qualquer pessoa - trabalho supervisionado por profissionais que se dedicam a isso - basta que alguém, seja um ser humano, um pequeno grupo de amigos ou um exército de bots, clique em "gostei" ou "não gostei" para enterrar notícias das quais você discorda... ou dê asas aos seus afiliados favoritos, por mais estranhos ou errados que sejam. E é assim, queridos filhos, que se define esta nova realidade .

Tempos interessantes estão chegando.

LIDO NO MICROSIERVOS 







 

Nenhum comentário: