Existem diferentes versões quanto à criação e ao significado da sexta-feira 13. Na mitologia nórdica, por exemplo, a data é sinônimo de caos por conta de uma história de Odin.
O deus estava com outras 12 divindades em um banquete no qual Loki, o deus da trapaça, não foi convidado. Ele teria ido ao local e matado um dos convidados, Balder. Assim, a lenda criou a superstição de que um encontro com 13 pessoas estava fadado ao fracasso.
Para os romanos, o número 12 era considerado perfeito, por simbolizar os deuses do Olimpo. O 13 quebrava a perfeição do antecedente. Além disso, a sexta-feira era o dia da execução doJá no Cristianismo, a sexta-feira 13 remete à paixão de Jesus. Em sua última ceia, eram 13 pessoas presentes (incluindo Cristo), e a crucificação teria ocorrido em uma sexta-feira.
Ademais, no livro de Apocalipse, o último da Bíblia, o fim do mundo começa no capítulo 13. Outros eventos trágicos, como a morte de Abel pelas mãos do irmão Caim e a expulsão de Adão e Eva do Paraíso teriam ocorrido em uma sexta-feira 13.
Nenhum comentário:
Postar um comentário