"Ao serem perguntados sobre o maior desafio do jornalismo em 2023, 42% dos entrevistados apontaram “manter a credibilidade como fonte de notícias confiável e combater acusações de fake news, a exemplo do vinha ocorrendo em anos anteriores".
E os efeitos da crise de sustentabilidade financeira da indústria sobre as redações, que em anos recentes apareciam em segundo lugar entre as preocupações sob uma perspectiva setorial, cederam espaço para a necessidade de adaptação para as mudanças na forma de consumir notícias, embora a falta de recursos lidere entre os problemas que mais afetaram os entrevistados em nível individual.
O estudo State of the Media examina anualmente as percepções de jornalistas sobre a atividade e sobre relacionamento com assessores, dando elementos para construir relações sólidas a partir do entendimento da realidade das redações.
No início deste ano, a Cision havia apresentado os resultados de outra pesquisa concentrada nesse relacionamento. No State of the Media o foco é ampliado, abrangendo as questões setoriais da indústria. Foram ouvidos em janeiro e fevereiro mais de 3 mil jornalistas de América do Norte, Europa e Ásia.
Ao serem perguntados sobre o maior desafio do jornalismo em 2023, 42% dos entrevistados apontaram “manter a credibilidade como fonte de notícias confiável e combater acusações de fake news“, a exemplo do vinha ocorrendo em anos anteriores.
Quase empatada vem a necessidade de o setor alinhar-se ao comportamento do público consumidor de informação, com 41% dos votos. Em seguida, com distância considerável (36%), aparece a falta de pessoal e de recursos.
Em 2023, a deficiência de estrutura ocupava o segundo lugar entre os problemas do ecossistema de mídia. O terceiro era a diminuição das receitas publicitárias e da circulação, que agora figura em quarto lugar na lista de preocupações setoriais.
A inteligência artificial foi mencionada como desafio setorial, mas apenas em 6º lugar, citada por 26% dos jornalistas entrevistados − que talvez não tenham percebido ainda o impacto que as mudanças na busca do Google terão sobre o jornalismo.
Antes dela emergiu outro temor mais imediato: a competição com influenciadores e criadores de conteúdo − dentre eles jornalistas que deixaram as redações para criar newsletters, podcasts e canais no YouTube.
Quando a pergunta mudou para o que mais afeta os profissionais diretamente, 6 em cada 10 apontaram o enxugamento e os recursos reduzidos. O segundo problema é associado: equilibrar a necessidade de fazer matérias importantes com a pressão para impulsionar os negócios. A disputa com a desinformação online ocupa um importante 3º lugar − 33% dos entrevistados a mencionaram.
Se no passado jornalistas de redação ficavam distantes do que se passava no comercial e achavam que seu trabalho seria medido pelo impacto social, hoje a realidade é outra.
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