Um artigo (excelente, diga-se de passagem) de Reinaldo José Lopes, publicado na página de Ciência da Folha de hoje, mostra como o uso de palavra negativa em título aumenta em 2,3 por cento a taxa de cliques em notícias. E essa é uma realidade que passamos a perceber, principalmente, depois da era da Internet. A curiosidade dos indivíduos os leva a clicar rapidamente em títulos que sugerem algo ligado a isso.
O uso de palavras com teor negativo nos títulos de notícias publicadas online aumenta a probabilidade de que as pessoas cliquem para ler o texto inteiro, enquanto palavras com tom positivo têm efeito contrário, diminuindo o interesse dos leitores.
A conclusão, que vem de um estudo feito por pesquisadores americanos e europeus, dá mais peso à hipótese de que a negatividade acaba impulsionando a audiência na internet.
Detalhes da análise foram publicados no último dia 16 no periódico especializado Nature Human Behaviour. O trabalho teve como principais autores Jay Van Bavel, do Departamento de Psicologia da Universidade de Nova York (Estados Unidos), e Stefan Feuerriegel, da Escola de Administração da Universidade Ludwig Maximilian de Munique (Alemanha).
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