Translate

sexta-feira, 22 de março de 2024

OSWALD BARROSO, o senhor das múltiplas funções nas artes

 Oswald Barroso sempre
foi um símbolo do que
o ser humano pode atingir
num universo onde a arte
se magnifica em
criatividade e o conhecimento dele sobre assuntos diversos, reflete a maturidade plena
que se espera de toda sábia criatura.

Teatrólogo, com um intenso engajamento nas artes cênicas, atuou em muitas frentes. Foi escritor, diretor, pesquisador, produtor, poeta - de uma exemplar magnificência ao acomodar em sua poesia, o anseio da alma popular onde a narrativa parecia ser arrancada da gente nordestina. Foi ator e jornalista, com quem tive oportunidade de conviver aos tempos de redação de O Povo.

Mente iluminada de saberes mútiplos, bebia na alma gentil da sabedoria popular, a noção de grandeza de sua fonte mais inspiradora.
Na redação de O Povo, era o jornalista arguto, de um texto marcado por ricas nuances de historicidade, derramando, mesmo em prosa, a veia poética de qrande celebrador da vida
O engajamento político seu estava implícito em toda sua obra, seja denunciando o abismo da sociedade, entre reconhecer a importância do saber popular e a ingerência de uma elite interessada em apoderar-se dessa dinâmica força para tirar proveito eleitoral.
Uma mente como a de Oswald não cessa com a mudança de dimensão. Faz uma imersão do visível (aos nossos olhos) aos planos onde, temos a certeza, todos mergulharemos de volta ao plano de origem da nossa essência anímica. Se o corpo de Oswald tomba, sua alma emerge no mar de Luz para onde se destinam os grandes seres. Fica o legado, cobrando em cada palavra que falou e deixou escrita, a legitimidade de que se reconheça o apreço desse ser à Vida.

Nenhum comentário: