Translate

domingo, 17 de março de 2024

JORNALISMO. A magnificência das dedicatórias dos livros

 Criativo. Admirável e magnífico. É como resumo o texto de 

Rasura ou memória: do que falam as dedicatórias inscritas nos livros

Essas inscrições nos livros revelam a relação entre duas pessoas, que movida por afetos acabam por dedicar um sentimento ao outro. As dedicatórias nos livros falam sobre amor, saudade e, antes de tudo, afeto

Com sua percepção analítica e de pesquisador, o jornalista conduz o leitor a uma visita aos sebos da cidade. Tem até mapa dos locais em Fortaleza. Neles, nos deparamos com títulos importantes de obras de grandes autores, que depois de lidas e relidas chegaram, por algum motivo, a esses locais de venda.  

Além de destacar a importância dos sebos, André tem um outro objetivo, que é o de inventariar as dedicatórias desses livros. Elas são peças reveladoras de afeição e carinho, expondo sentimentos que expressam amizade, como quando as pessoas se presenteavam, deixando marcas que se distinguiam pelo grau com que cada um demonstrava nas declarações de afeto das dedicatórias. 

Eu achei fabulosa, a pauta. E a feitura dela, mais ainda. Assinantes de O Povo têm, com essa reportagem, ótima dica para a leitura do domingo. E, quem sabe, é capaz até de descobrir entre as citações, alguma obra que tenha passado pelas sua leitura e que, agora, tenha ganho outro destino: tenha outras mãos e olhos a folheá-la.

Nenhum comentário: