Translate

terça-feira, 30 de janeiro de 2024

ARTE. A visão de Caspar Freidrich sobre a vida de todos nós

Caspar David Friedrich, Andarilho acima do Mar de Nevoeiro, 1818.

A arte sempre predipôs o artista a reflexões sobre a vida e sua transitoriedade. A estética de outros movimentos ampara-se dessa ideia da metafísica e mostra o talenbto de artistas como o da pintura "Andarilho acima do mar de neblina", de Caspar David Friedrich, feita em 1818. 

Ela retrata um homem parado sobre um precipício rochoso, de costas para o observador; ele está olhando para uma paisagem coberta por um mar espesso de neblina, atravessado por outras cristas, árvores e montanhas, que se estende indefinidamente ao longe.

"Foi considerada uma das obras-primas do movimento romântico e uma das suas obras mais representativas. A pintura tem sido interpretada como um emblema de autorreflexão ou contemplação do caminho da vida, e a paisagem é considerada como evocando o sublime

Friedrich era um usuário comum de Rückenfigur (alemão: figura voltada para trás) em suas pinturas; Wanderer over the Sea of ​​Fog é talvez a Rückenfigur mais famosa da arte devido ao destaque do tema. A pintura também foi interpretada como uma expressão do sentimento liberal e nacionalista alemão de Friedrich".

Wikipédia


Nenhum comentário: