Translate

terça-feira, 19 de dezembro de 2023

CULTURA. Vestir branco no reveillon tem origem na umbanda

Alguém aí vai usar branco na passagem do ano? É uma convenção adotada por um mundé de gente, como se isso evidenciasse o compromisso de atrair paz para o ano que vai chegar. Poucos sabem que isso tem origem na tradição da umbanda, o que mais conservadores do ponto de vista religioso torceriam o nariz e fugiriam da opção como o capeta da cruz. Fui pesquisar e descobri um artigo interessante na Recreio.


lustração Medium.com


"No Brasil, somos ensinados desde pequenos que durante a virada do ano, precisamos utilizar uma roupa branca para simbolizar a paz durante o novo ano que está para chegar. De norte a sul do país, podemos encontrar milhares de pessoas reunidas com seus amigos e familiares, onde a maioria estará utilizando roupas claras. Mas, de onde surgiu essa tradição?

A história diz que esse costume tem origem das religiões africanas, como o Candomblé e a Umbanda, surgindo por causa do culto a Iemanjá, a divindade dos oceanos e padroeira dos pescadores. Durante a cerimônia de homenagem à deusa, é realizado oferendas em forma de pedidos, onde as pessoas precisam estar vestidas de branco. Se a sua oferta for levada mar adentro, aquilo que você pediu será realizado por Iemanjá. Caso volte para a praia, ele foi rejeitado.

Em meados do século passado, alguns membros do Candomblé teriam realizado o ritual no litoral brasileiro durante uma das viradas de ano novo e chamaram a atenção do público ao seu redor pela beleza de toda a homenagem. Em pouco tempo, a prática ficou famosa em todo o país, e cada vez mais pessoas passaram a aderir o hábito de também utilizar branco no réveillon — mesmo aquelas que não fazem parte da religião."

ORIGEM 

Nenhum comentário: