Translate

quarta-feira, 20 de setembro de 2023

TV. Briga de cachorro grande no horário do almoço no Ceará



A disputa pela audiência de tv no Ceará sempre teve o seu maior naco - tanto de público quanto de fatura comercial - exatamente no horário do almoço. Nos últimos tempos, a grade noticiosa foi revirada de cabeça para baixo. As pautas que mais se prestam às reportagens dessas emissoras são as que lidam com os problemas sociais da comunidade e da eterna questão de segurança. Ou a falta dela.

Se antes, algumas se constrangiam em abrir a editoria do noticiário policial, que se reservava ao "Barra" e outros, agora elas não mais torcem o nariz e abrem as porteiras para o chamado "noticiário do povão". Mais de 60 por cento do conteúdo do noticiário de tv são dessa área.  

Na Verdes Mares, o CE-1 despiu-se da capa de presumido verniz elitista, e passou a adotar maior parte de seu tempo a esse tipo de cobertura. O intuito era se fortalecer na briga com seu mais forte concorrente, o 'Cidade 190', que por sua vez abre caminho para o "magão" Luiz Esteves que, com estilo, domina atualmente o horário na versão cearense do "Balanço Geral". 

A Jangadeiro, que havia abandonado a corrida, busca agora resgatar essa fatia. Amplia sua janela das 11 às 13, num formato que alguns chamam de "jornalismo de entretenimento". E resgata do limbo a figura popular de Nilson Fagata, ocupando 1 hora e meia do espaço.

Quem fizer um exercício de memória, rapidamente chegará à conclusão de que tudo isso é efeito da situação das cidades, dominadas pelo medo, com a degradação dos serviços públicos, e a precarização das classes A e B do cômputo da audiência da tv -, onde prevalecem C, D, E e outras - as que mais fornecem pauta para esses noticiosos.  

Um analista, amigo meu, como diria o poeta, me faz lembrar que o fim do Barra Pesada, na TV Jangadeiro, foi a ameixa do bolo que as concorrentes esperavam para ganhar a melhor colocação nessa corrida por audiência. Agora, todos entram em nova fase. O osso esgarçado do ítem quantidade parece ceder lugar ao disputado prato da qualidade na tv, na hora do almoço. Quem viver, ve(nce)rá.

Um comentário:

Anônimo disse...

o tal "magão" com matérias enlatadas de sp..o nilson com sua falta de educação e o leal a calma de um lord...(elvis villa rios)