Translate

segunda-feira, 18 de setembro de 2023

CÂMERAS. Qualquer imóvel pode tê-las; mas há regras de uso

Dia desses foi denunciado o uso delas no interior de um veículo da AMC, e o órgão precisou explicar que o equipamento não gerava multa, e que "tem a função de monitorar o tráfego e o uso da Zona Azul".

O "BIG BROTHER" CEARENSE 

Um assalto, um crime, um acidente de trânsito ou qualquer outro problema que exija uma resposta pronta de terceiros, as câmeras particulares e públicas têm essa serventia. E o seu material garante grande parte das reportagens dos noticiários das tvs. 

As câmeras são a confirmação da profecia feita pelo escritor George Orwell em 1948, em seu famoso livro "1984", que o mundo iria se transformar num "Big Brother" (Grande Irmão).

O uso desse material, evidentemente,  tem facilitado a busca por soluções, como apontam as tentativas de identificar autores de crimes como os da chacina de Caucaia, na madrugada deste 18 de setembro, onde pessoas foram assassinadas. As câmeras flagraram tudo. 

PREÇOS E REGRAS DE USO 

A popularização dessas câmeras no mercado tornou-se evidente com a necessidade de as pessoas protegerem seus domicílios e, também, devido ao custo no mercado. Hoje é possível adquirir modelos simples, que vão de R$ 44,99 (uma panorâmica sem fio0, a produtos mais sofisticados, como a Prime cam que tem seu preço hoje, avaliado em 59.473,00. 

A indagação que se faz é se qualquer pessoa pode fazer uso de câmeras em seus locais de moradia. A resposta é: sim, uma pessoa pode tê-las em sua casa, uma vez que é uma propriedade privada; mas você precisa garantir que não está invadindo a privacidade das pessoas que moram no mesmo lugar, porque essa é uma atividade ilegal. 

Para saber mais sobre as regras, consulte as regras de uso.

Nenhum comentário: