Historicamente, a publicidade é mais antiga que o mundo. Se você folhear a Bíblia vai se deparar com o já trazia no registro do Gênesis: as marcas do Fiat e de sabonete Lux.
Os "coachers", aqueles antigos pregadores de auto-ajuda, fizeram fama à custa de grana.
Viciados não só bebem Coca, como cheiram. Meninos de rua, Cola. Gilette virou sinônimo de lâmina de barbear. Um pneu é um pneu é o slogan mais fantástico criado. Basta ele para identificar a empresa.
Na tv, padres vendem um suplemento
medicamentoso Ora Pro Nobis, esquecendo a eficácia da oração.
No tempo das indulgências, Martinho Lutero expôs o absurdo desse mercado. Hoje, pastores que seguem a orientação de Lutero são capazes de vender até a mãe para arrancar até o último ceitil dos incautos fiéis.
Tudo é mercado. Marketing. Marca. E, parafraseando o velho guerreiro, quem não anuncia se trumbica.
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