Translate

domingo, 10 de setembro de 2023

LIVROS. "Buraco de Dentro", de Ana Márcia, disputa prêmio

A jornalista e escritora Ana Márcia Diógenes já tem novo livro publicado e, desta feita, concorrente ao Prêmio Kindle de Literatura de 2023. Trata-se de "Buraco de Dentro", uma viagem ao submundo dos chamados invisíveis aos olhos humanos que são os moradores em situação de rua. 


É um livro ficcional, mas é na ficção que a sua autora reconstrói para o leitor a re
presentação da realidade que compõe cenários das grandes cidades. A história, segundo palavras da própria Ana Márcia, consegue revelar "a quantas camadas do submundo das calçadas um ser humano consegue descer na luta pela sobrevivência". 

"Vítor, o personagem principal, narra a sua história em primeira pessoa, com sua linguagem possível. Não permaneceu muito tempo na escola, foi tragado pelas ruas. Filho de catador de lixo, é irmão mais velho de uma legião de crianças que veem a infância barganhada, na fome e na violência.

Ele conta sua história, entremeada de lembranças. Em meio a elas, a adoração pelo pai e o distanciamento, que não entende, da mãe. O ciclo da pobreza, na sua reprodução de misérias, engole, como redemoinho, Vítor, sua mulher e filhos. A rua é mapa de tentativa de sobrevivência, onde tropeçam em buracos de fome, de sede, de assédio, de opressão, de limites.A vida, neste romance, bruto nas suas desvivências,  passa a ser um grande e infinito buraco de dentro.

Nenhum comentário: