Demitri, que é um dos mais respeitados profissionais de nossa imprensa, faz uma crítica consciente à essa rotina de se homenagear o padroeiro Santo Antonio, a cada ano cortando árvores, quando se poderia preservar uma árvore para a celebração da fase profana da festa todos os anos.
No texto, Demitri faz uma análise social da situação, destacando a influência da heteronormatividade nessa tradição. Após a publicação da crônica, o jornalista recebeu diversos ataques de grupos religiosos e outros segmentos, que se sentiram ofendidos e alegam que Demitri fez uma “ofensa à fé”.
Em nota conjunta, o Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) prestaram apoio e solidariedade a ele e repudiaram os ataques: “É importante deixar claro que a crônica de Demitri Túlio não é uma ofensa à fé, mas sim uma crítica livre aos usos da fé, uma reflexão sobre tradições e sua relação com a sociedade contemporânea”.
“O jornalismo desempenha um papel fundamental na promoção do debate público e na análise crítica dos fatos e das ideias”, destaca a nota. “Assim, repudiamos veementemente os ataques, ameaças e ofensas dirigidos ao jornalista. É inaceitável que profissionais sejam alvo de agressões pessoais por expressarem sua opinião e exercerem seu trabalho”.
As entidades pedem que aqueles que se sentiram ofendidos com o texto recorram aos canais de O Povo para manifestarem, de forma respeitosa, suas críticas, como a seção de cartas do leitor.
SOLIDARIEDADE NOSSA À DEMITRI
5 comentários:
excelente em que....nas bobagens que escreve .(elvis villa rios)
excelente nas bobagens que escreve...(elvis villa rios)
excelente nas bobagens que escreve.... ninguém nota.(elvis villa rios)
puro besteirol suas bobagens...(elvis villa rios)
mas bobagens que sempre escreve... devia ser demitrido...e seu jornal é o segundo maior devedor do inss no ce. (elvis villa rios)
Postar um comentário