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domingo, 30 de abril de 2023

MARKETING. Comercial abre uma tese filosófica sobre a vida

Um comercial do Jeep, produzido pela Stellantis e que está em exibição na tv, nos remete à velha discussão socrática sobre o número de vidas que detém o ser humano. A peça "Vida só existe uma. Jeep só existe um", faz uma comparação com o conceito filosófico que vem desde a velha Grécia.

Se existimos apenas uma vez, como entender a maiêutica socrática que demandou uma boa discussão sobre o existir, indaga-se. 


As teses reencarnacionistas - de Sócrates a Buda, passando por uma lista enorme de outros, defende qwe a essência (a alma) vive várias vezes. Mudamos de vestes como fazem alguns seres na Natureza. Porisso, a vida  é apenas uma. A frase lapidar do comercial está mais do que nunca correta.

Jeep só existe uma marca, mas os modelos vão sendo aperfeiçoados sempre, o que nos auxiliam a compreensão filosófica de que as existências, também, se multiplicam em busca do aperfeiçoamento.

Um veículo da marca Jeep, desde o seu primeiro exemplar, passou por vários  vários modelos até chegar ao padrão que é hoje. Mas aquele protótipo do início só teve uma vida.

No que concerne às crenças racionais, vivemos experiências muitas em busca do nosso auto-conhecimento, mudando de formas (vestes físicas) quantas vezes forem necessárias para garantir a aprovação no curso da escola terrena, até chegarmos à perfeição.

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