Translate

quarta-feira, 16 de novembro de 2022

POR ONDE ANDA? Leitor quer saber de Vilar Marques

 Um internanta (leitor do nosso blog) deixou uma pergunta sobre o paradeiro de Vilar Marques, um dos mais importantes narradores de futebol. Eu não saberia dizer, mas provoco nossos leitores a que nos dêem pistas sobre o profissional que hoje já conta com 82 anos de idade. Captei do Arquivoi Tricolor de Aço, alguns dados dessa prestimosa figura. 

 

Segundo o próprio Vilar Marques, sua primeira narração fora do Estado ocorreu em 1962, no Piauí, no estádio Lindolfo Monteiro, o velho estádio da municipalidade, pela Rádio Educadora de Sobral. Muitas histórias o Vilar contou no programa GOL ALEGRIA DO TORCEDOR. Seu programa foi apresentado inicialmente na Radio O Povo, na década de 1990.
Paulino Rocha convidou Vilar Marques para trabalhar na rádio Dragão do Mar em 1963, após escuta-lo em uma partida da seleção de Sobral pelo Intermunicipal. Esse período a Dragão do Mar já era vigiada pela “futura” ditadura civil-militar, que fechou a rádio após o poder estatal ser tomado através de um golpe em Abril de 1964. Em 1964, Vilar Marques passou pela Assunção e depois dessa emissora a Rádio Uirapuru foi sua nova casa a partir de 1965. O que ocorreu em 1965 em nosso Estado? Nara Leão ganhou um concurso de música na TV Ceará (canal 2); Ayla Maria era eleita uma das treze artistas mais bonitas do Brasil, escolha feita pela Revista do Rádio; O Fortaleza era bicampeão cearense em 1965 com Croinha e Mozart no ataque; Silvio Carlos falava sobre amadorismo na rádio (“militar/”estatal””) Dragão do Mar; a coluna “relevos suburbanos” de Lindberg Ramos fazia sucesso na Gazeta de Notícias e Vilar estreava na Uirapura, como já falamos. Lá trabalhou com Júlio Sales, José Cabral e Tom Barros de início.

3 comentários:

1980/81 disse...

Complete...onde anda seu companheiro quase inseparável "chico rocha"..(Aurilio de Sá / Crato - Ce)

João Costa disse...

Vilar marques hoje em dia faz uma participação em um programa de rádio na am860. Cidade am de forteza. Sempre as 9:30 da noite em um programa intitulado " fala leão" apresentado por Araújo coração de leão.

FOTOPOESIADJACYR disse...

Vilar Marques tem uma participação na rádio cidade Am todos os dias a partir das 21 horas em um programa destinado aos torcedores do Fortaleza.