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domingo, 21 de agosto de 2022

RÁDIO 100 ANOS. EBC lembra o surgimento das webradios

Durante boa parte do século passado, o rádio era ouvido apenas por ondas médias, tropicais, curtas ou em freqüência modulada. Mas desde as primeiras décadas do novo milênio, tornou-se possível acessar programações radiofônicas também na tv por assinatura, via satélite e pela internet. Com a criação da grande rede que interliga os computadores do planeta, as rádios hertzianas ganharam a companhia das web rádios. 

Diferentes do sistema de radiofrequência, um espectro escasso que está nas mãos dos grandes grupos de comunicação ou das rádios comunitárias, que também operam por frequência e têm baixo alcance, as web rádios são de fácil implantação, têm baixo custo e podem ser ouvidas em qualquer parte do planeta, mesmo sendo transmitidas a partir de um único ponto.

Muitas emissoras foram criadas especialmente para este novo modo de transmissão.

As rádios tradicionais também estenderam sua programação para sites e plataformas de streaming na internet com programação híbrida, unindo áudio, vídeo, texto e fotos, além de serviços de busca, previsão do tempo, chats, podcasts, lives, biografias de artistas, receitas culinárias, fóruns de discussão, letras cifradas de músicas.  As possibilidades são realmente infinitas.

A interação entre o público e as web rádios modificou-se, tornando o ouvinte muito mais participativo na programação das emissoras.

Novos hábitos de audição foram incorporados e houve um aumento significativo na diversificação dos aparelhos receptores.

Computadores, celulares, tablets e outros dispositivos digitais portáteis passaram a ser alternativas para o ouvinte de rádio.

O rádio sempre soube se adaptar às inovações tecnológicas de cada tempo.

Com as mudanças sociais produzidas pela internet e pela convergência das mídias, ele passou por mais uma reconfiguração  e transformou-se em um meio de comunicação expandido e hipermidiático que transita entre as heranças do formato analógico  e as novas possibilidades de produção, veiculação e consumo que as redes sociais e plataformas digitais oferecem.

ORIGINAL: AGÊNCIA BRASIL-EBC

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