Translate

segunda-feira, 25 de julho de 2022

RÁDIO. O mais antigo programa completa 87 anos no ar

Aqui entre nós: quem ouve a Voz do Brasil? O programa completou 87 anos no último dia 22, sendo o mais longevo do rádio no hemisfério Sul e o segundo do mundo. Segundo dados do site Tudorádio, ele entrou no ar pela primeira vez em 22 de julho de 1935 como Programa Nacional. De lá, para cá, brasileiros de todos os cantos do País se informam diariamente com as notícias anunciadas pela característica abertura: “Em Brasília, 19 horas”.




História

Criado para divulgação dos atos do Estado Novo, na Era Vargas, o Programa Nacional deu lugar à Hora do Brasil, três anos após o seu nascimento, em 1938. No mesmo ano, passou a ter veiculação obrigatória nas rádios do País, com o horário fixo das 19h às 20h. À época, a divulgação se restringia aos atos do Poder Executivo.

Em 1962, com a entrada em vigor do Código Brasileiro de Telecomunicações, o noticiário passou a dividir o tempo de veiculação com o Poder Legislativo, que passou a ocupar a segunda meia hora. Ao longo dos anos, o programa passou por várias reformulações. Inicialmente, foi marcado por um produto com espaço para a arte, execução de músicas, transmissão de radionovelas e até mesmo recados presidenciais.

Em 1975, a Empresa Brasileira de Radiodifusão (Radiobrás) foi criada e passou a ser responsável pela produção da parte do Executivo do programa. Em 1998, o marco foi a inclusão oficial de uma voz feminina na locução.

Desde 2017, por sua vez, com a evolução dos meios de comunicação, "A Voz do Brasil" pode ser acompanhada, ao vivo, também pela internet. O material radiofônico está disponível, gratuitamente, no site da Rede Nacional de Rádio, para emissoras de todo o Brasil e países vizinhos. A partir de 2018, com a Lei 13.644, a retransmissão do programa foi flexibilizada possibilitando que as rádios possam transmiti-lo entre às 19h e 22h de Brasília.

FONTE

Nenhum comentário: