Translate

quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

LIVRO. Tião Simpatia lança a lei Maria da Penha em Cordel

Será amanhã, 2 de dezembro, o lançamento do livro “A Lei Maria da Penha em Cordel” de autoria de Tião Simpatia. O lançamento será na Casa da Mulher Brasileira de Fortaleza, às 15 horas, situada à Rua Tabuleiro do Norte, sn – Couto Fernandes (próximo ao INCRA – AV. Zé Bastos).


A obra, que está em sua 2a edição, acaba de ganhar ilustrações do mestre Jô Oliveira e saiu pela Editora IMEPH. É prefaciada por Maria da Penha Maia Fernandes, inspiradora da Lei No 11.340/2006 – Lei Maria da Penha. Fundadora e Presidente do Instituto Maria da Penha-IMP. A apresentação do livro é de Paola Tôrres, médica, cordelista e Presidente da Academia Brasileira de Literatura de Cordel – ABLC. 



Criado a partir dos principais artigos da Lei Maria da Penha, a pedido da própria inspiradora da Lei, o referido cordel é hoje reconhecido em todo o Brasil, inclusive pela ONU, como uma obra literária de grande relevância sociocultural, já tendo sido inclusive citada em sentença judicial, teses de doutorado, vestibular e traduzida para o inglês, espanhol, braile e libras.

Foi apresentado com muito êxito para cerca de 80 mil alunos da rede municipal de Teresina-PI, no período de 2014 a 2019, e cerca de 20 mil, na rede estadual de ensino do Ceará, em 2018 e 2019. O cordel também viralizou na internet, em 2018, a partir de uma apresentação da poetisa, Samya Abreu, à época com 8 anos de idade, na OAB de São Paulo, obtendo mais de 12 milhões de visualizações apenas em uma rede social (Facebook).

Hoje a Lei Maria da Penha em Cordel, é sem sombra de dúvidas o texto de cordel mais popular dos últimos tempos, no Brasil e no Exterior, abordando a temática da violência contra a mulher. E agora, para celebrar os 15 anos da Lei Maria da Penha, Tião Simpatia nos brinda com essa belíssima obra, que como bem destacou Paola Tôrres na apresentação: “ganhou a força do traço desse artista ímpar, Jô Oliveira”.

Ainda surfando na boa maré, Tião Simpatia, foi classificado no Festival da Música de Fortaleza 2021. O artista irá defender a música “O Casamento do Cravo e a Rosa” de sua autoria. Dos 313 artistas inscritos no Festival, 30 participarão da fase eliminatória, que ocorrerá no Teatro São José, nos dias 2 e 3 de dezembro. A grande final será no dia 4, no mesmo local. Dia 5 o artista embarca para Macapá-AP, onde cumprirá agenda profissional.

Nenhum comentário: