
Nesta quinta-feira (11 de novembro de 2021), a partir das seis da noite, a atriz, jornalista, radialista e cantora cearense Marta Aurélia (fotos Jamille Queiroz) festeja seu sexagésimo aniversário no Theatro José de Alencar (TJA) - equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) - com “ATSÁ”, projeto que reúne múltiplas linguagens.
A artista, homenageada do 31º Cine Ceará agora em 2021, dividiu “ATSÁ” em três momentos: atrás, além e agora. Tempo, inclusive, é peça-chave na construção da narrativa de seus novos processos.
O 11 de novembro de 2021 chega como a data de um novo portal e traz “ATSÁ” como uma mistura quente, uma chama acesa e brilhante, que convida a viver fora do “tempo da angústia”, a viver o presente.
A palavra “ATSÁ”, escolhida por Marta para nomear esse encontro celebrativo, tem origem indígena, da língua do povo Scocó (Xokó). Significa “Fogo” e carrega simbolismos importantes para a artista, que vê na arte o fogo da alquimia, da transformação tão necessária.
TEXTO DE LAURIBERTO BRAGA
Nenhum comentário:
Postar um comentário