Translate

quarta-feira, 20 de outubro de 2021

LIVROS. Cearense lança biografia de Bezerra de Menezes

Um dos grandes sucesso de vendas no Brasil, os livros biográficos alcançam um patamar de alto nível no Brasil, com esse lançamento do historiador Luciano Klein já à venda na Amazon.


Livro do historiador e espírita é fruto de quase três décadas de pesquisas, com a garimpagem e o estudo pormenorizado de centenas de documentos, ouvindo pessoas, deslocando-se aonde fosse necessário ir, decifrando pistas. Editado pela FEEC / MEBEM (Memorial Bezerra de Menezes), a obra mostra o multifacetado ser humano de singular beleza espiritual nascido no Riacho do Sangue, interior do Ceará, que pregava o que vivia e vivia plenamente o que pregava.
Em 1.300 páginas, Luciano Klein exibe um Bezerra envolvido nas mais diversas frentes de atuação, protagonizando lances que o diferenciavam, já no século XIX, pelo amor posto em cada atitude, a bem de todos, como médico, político, empresário, pesquisador/cientista, escritor, tradutor, biógrafo... 
“A pesquisa nos credencia a assegurar que o Bezerra de Menezes, analisado e compreendido como um homem de seu tempo, se nos apresenta mais grandioso e admirável quando comparado ao Bezerra de Menezes que o movimento espírita conhece corriqueiramente”, afirma o autor, atual presidente da Federação Espírita do Estado do Ceará (FEEC). De tudo ele fez A comprovação está na vastidão de informações inéditas sobre o “Kardec brasileiro”, como também é conhecido, nos 17 capítulos do livro: “Bezerra de Menezes – vários olhares”; “Nascimento, infância e familiares no Ceará”; “Do Riacho do Sangue ao exílio na Serra do Martins e à juventude em Fortaleza”; “Na Faculdade de Medicina”; “Médico de corpos, médico de almas”; “Os Bezerra de Menezes do Rio de Janeiro”; “Na vanguarda das Ciências no Brasil”; “O educador e seus sonhos”; “Pioneirismo empreendedor”; “Escritor polígrafo”; “O mais científico dos espíritas brasileiros oitocentistas”; “Memorável inquérito”; “O político”; “Meu Ceará”; “Bezerra e o cancro social da escravidão”; “O Apóstolo do Espiritismo” e “Retratos para a posteridade”. Um poeta, o pai afetuoso, o amigo de toda hora, o ilustre conterrâneo.  (Texto de divulgação)

Nenhum comentário: