Translate

terça-feira, 26 de outubro de 2021

CINEMA. Um aparelho celular num filme de Chaplin de 1928?

Curiosidade da semana que passou foi a descoberta pelo restaurador de filmes George Clarke de um celular que aparece numa cena do flme 'O Circo', de Charles Chaplin, feito em 1928. A descoberta é do restaurador de fitas George Clarke, enquanto analisava uma seqüência da fita com um zoom especial.

É o caso de se perguntar se é possível que em um filme dos anos vinte, do século passado, se possa ver uma pessoa falando em um telefone celular. Para George Clarke, isso é possível. A situação é estranha, porque os telefones foram criados em 1983 e os talkie walkie só em 1940.

"A cena mostra uma mulher alta vestida de preto com um chapéu escondendo a maior parte de seu rosto, que só pode ser descrito como um telefone celular, falando durante a caminhada ", disse Clarke.

Ele estudou o caso por mais de um ano, tempo no qual mostrou a cerca de 100 pessoas, além de apresentá-lo em um festival de cinema. Esperava que alguém desse uma explicação sobre o que a mulher está fazendo na cena.

A única explicação desenvolvida por Clarke é que a mulher seria um "viajante do tempo." "Minha teoria é simples ... ela é um viajante do tempo com um telefone celular", observa sério, muito embora fique difícil  explicar um fenômeno desses. Alguém poderia pedir explicações a algum remanescente, mas todos os que participaram do filme não estão mais na Terra. .

Aqui você pode ver a seqüência de curiosos

 

Porém, o que parece ser um mistério, na verdade, pode ser explicado de forma bem simples. Segundo o portal E-Farsas, especializado em analisar fenômenos na internet, trata-se de um aparelho auditivo que já havia sido lançado na época (surgiu em 1924): o amplificador de sons da Siemens. Ele era discreto e facilitava o entendimento de palavras e outros ruídos para as pessoas que sofriam de problemas auditivos.

Nenhum comentário: