Pessoal da área de clima e quem atua na comunicação desse tipo de assunto vai gostar da novidade da internet, o Phyda.
Uma ferramenta de visualização do produto Paleo Hydrodynamics Data Assimilation (PHYDA) que mapeia 2.000 anos de temperatura reconstruída e hidroclima em uma interface global.
O conjunto de dados subjacente a esta visualização é baseado em um modelo climático global com dados proxy assimilados de arquivos naturais, como corais, sedimentos de lagos, núcleos de gelo, espeleotemas e anéis de árvores. Usando reconstruções globais resolvidas anualmente de temperatura do ar próximo à superfície e seca (PDSI), esta transformação inovadora otimiza a exploração de um banco de dados expansivo em uma plataforma de visualização baseada na web acessível para apresentação e colaboração simplificadas.
O usuário pode girar o globo, ampliar as regiões de interesse e clicar em qualquer local do globo para baixar uma série temporal da variável de interesse.
Ao baixar os dados, esteja ciente de que esses valores representam estimativas do clima anterior e incluem incertezas significativas. Essas incertezas aumentam no tempo, à medida que menos dados proxy estão disponíveis, e também são maiores em regiões onde os dados proxy são geralmente limitados, como nos trópicos e no hemisfério sul.
FONTE: Microsiervos
Nenhum comentário:
Postar um comentário