Matéria da jornalista HANNA YAHYA, publicada neste domingo no site Poder360, revela a queda acentuada na venda e assinatura de revistas em nosso País. Assim como órgãos do jornalismo impresso, a reportagem aponta que as edições digitais de veículos da mídia tradicional têm desafios à frente: oferecer o que os leitores querem, serem essenciais, influentes e aumentar o faturamento.
Revistas semanais tiveram um péssimo ano em 2020.
A revista Veja perdeu 285.015 exemplares impressos e digitais. Isso equivale a uma queda de 52,2% em relação a 2019. Época teve redução de 68.260 cópias (-43,5%). Exame caiu 31,9% (-26.024 exemplares). A revista IstoÉ não tem circulação auditada e não se sabe qual é a sua tiragem.
VEJA IMPRESSA: 144,1 MIL CÓPIAS
A revista no passado foi uma das maiores do planeta em circulação impressa. Por muito tempo sua tiragem superou 1 milhão de exemplares por semana. Terminou 2020 com 144.141 cópias em papel, em média, por edição.
ON-LINE DESPENCA
Veja também foi a publicação mais afetada no meio digital: a circulação caiu 64,4% de 2019 para 2020. Foram 212.073 exemplares a menos. Em seguida aparecem Época (-33,5%) e Exame (-24,7%).
ANÁLISE
Os dados acima são indícios claros de que a crise que afetou revistas semanais nos países desenvolvidos chegou para valer ao Brasil. Houve uma época em que os brasileiros esperavam a 6ª feira à noite ou sábado de manhã para ler o que estaria nas capas de Veja ou IstoÉ. Esse tempo passou.
A Exame, comprada pelo banco BTG Pactual por R$ 72,3 milhões em 2019, segue uma trajetória também negativa, apesar da nova gestão.
A indústria de mídia jornalística está em grande transformação. As edições impressas de revistas e de jornais diários (nenhum tem mais de 100 mil exemplares por dia) devem continuar a existir, mas de maneira diminuta. A mídia em papel é como um disco de vinil: nunca acaba, mas é um item para colecionadores.
As edições digitais de veículos da mídia tradicional têm desafios à frente: oferecer o que os leitores querem, serem essenciais, influentes e aumentar o faturamento. Com a concorrência de outros jornais nativos digitais, essa não é uma tarefa fácil.
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