Quem pensar que só depois do surgimento do Photoshop é que as fotografias começaram a ser retocadas, engana-se. Há muito tempo usa-se esse processo para se alterar algumas delas.
O site Dartmouth reuniu documentos fotográficos que considero históricos, principalmente, porque se estende de um longo período: são imagens de 1800 até o ano 2011. Selecionei aqui dez exemplos.
A fotografia perdeu sua inocência há muitos anos. Somente algumas décadas depois de Niepce criar a primeira fotografia em 1814, elas já estavam sendo manipuladas. Com o advento das câmeras de alta resolução digital, computadores pessoais e poderoso software de edição de fotos sofisticadas, a manipulação das fotos está cada vez mais comum. Aqui, alguns exemplos de manipulação de fotografias ao longo da história. Para ajudar a lidar com as implicações dessa alteração, temos desenvolvido uma série de ferramentas para detectar vestígios de adulteração de fotos.”
1. Cerca de 1860: Este retrato em pose icônica (na forma de uma litografia) do presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln é um composto de cabeça de Lincoln e do corpo do político do sul John Calhoun.
2. Por volta de 1930: Stalin rotineiramente eliminava os seus inimigos fora de fotografias. Nesta, pelo menos, um comissário foi retirado da foto original depois de cair em desgraça com o regime stalinista.
3. 1937: Nesta fotografia adulterada, Adolf Hitler, Joseph Goebbels (o segundo da direita), retirado do original fotografia. Ainda não está claro por que exatamente Goebbels caiu em desgraça com Hitler.
4. 1968: Quando em 1968, Fidel Castro aprova a intervenção soviética na Tchecoslováquia, Carlos Franqui (meio) corta relações com o regime. Sua imagem foi retirada de fotografias.
6. Fevereiro de 1982: Nesta reportagem de capa da National Geographic, sobre o Egito, a Grande Pirâmide de Gizé mudou-se para encaixar o formato vertical da revista. Tom Kennedy, que se tornou o diretor de fotografia do NG declarou que “nós não usamos essa técnica para manipular elementos em uma foto apenas para conseguir um efeito gráfico mais atraente. Consideramos esse um erro, mas nós não repetiríamos esse erro hoje “.
7. 1989: A capa da TV Guide apresentou essa imagem da Oprah Winfrey. Esta foto foi criada emendando a cabeça de Oprah sobre o corpo da atriz Ann-Margret, tirado de uma foto publicitária de 1979. O composto foi criado sem a permissão de Winfrey ou Ann-Margret, e foi detectada pela estilista de Ann-Margret que reconheceu o vestido.
8. .Janeiro de 2003: A cópia original da capa do álbum Abbey Road dos Beatles mostra Paul McCartney segurando um cigarro. O cartaz foi usado por empresas do EUA, mas retocada para eliminar o cigarro da mão de McCartney. Essa alteração foi feita sem a permissão dele ou da Apple Records, que detém os direitos sobre a imagem. “Nós nunca concordamos” disse um porta-voz da Apple. “Eles não deveriam ter feito isso; mas não há muito o que possamos fazer agora.”
9. Março de 2007: Esta imagem do ex-presidente dos EUA, Ronald Reagan, apareceu na capa da Time Magazine, sob a manchete “Como a Direita Fez Errado”. A imagem foi adulterada para incluir uma lágrima no rosto de Reagan. Em comunicado, a Time creditou o nome do fotógrafo e o do ilustrador da lágrima de Reagan.
10 de Junho de 2010: Esta capa da The Economist mostra um solitário presidente Obama na praia de Louisiana inspecionando o derramamento de óleo. A foto original, feita por Larry Downing, da Reuters, tinha ainda o almirante da Guarda-Costeira e a porta-voz do presidente, Thad W. Allen e Charlotte Randolph, que sumiram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário