Translate

sábado, 8 de agosto de 2020

NARCÉLIO LIMAVERDE. A mais perfeita tradução do rádio

Amantes do rádio têm que celebrar os 89 anos de Narcélio Lima, que eu considero a mais perfeita tradução do rádio no Ceará. Eu fiz citação da importância dele no programa especial que a FM Assembleia está levando ao ar. E felicito aos companheiros da emissora por essa homenagem a quem só merece homenagens.




A rádio FM Assembleia (96,7MHz) realiza, neste fim de semana, nos dias 8 e 9 de agosto, uma homenagem ao radialista, jornalista e escritor Narcélio Limaverde pela passagem de seus 89 anos.

Com o título “Narcelio Limaverde, a voz do rádio”, o especial apresentará, ao longo de toda a programação, inserções com partes da sua biografia – na voz do homenageado – e depoimentos de personalidades cearenses. Entre eles, o presidente da AL, deputado José Sarto (PDT); o cantor e compositor Raimundo Fagner; o jurista Djalma Pinto; o radialista e jornalista Nonato Albuquerque, entre outras celebridades do Ceará.


Para a diretora da FM Assembleia, jornalista Fátima Abreu, a personalidade do aniversariante exigiria homenagens diárias, por conta de suas virtudes profissionais e humanas. “Ele tem tanta bagagem e conhecimento no rádio que se torna necessário que outras pessoas do seu convívio contem essa parte. O Narcélio transcende, e estou falando não só da voz do rádio, mas também da pessoa que é, incrivelmente fácil de a gente gostar. A vaidade do Narcélio é traduzida em querer crescer como pessoa e profissional”, testemunha.


O presidente da Assembleia, deputado José Sarto (PDT), ressalta que são muitas as qualidades do jornalista e radialista. "Narcélio é uma figura humana, a quem todos queremos bem. Desejo tudo de bom, como um reconhecimento pessoal meu, um reconhecimento da Assembleia e dos profissionais do rádio e do jornalismo. Desejo a Narcélio tudo que ele merece. Receba um grande abraço, mesmo que a distância", afirma José Sarto, em referência ao transcurso dos 89 anos de idade do radialista que integra a equipe da FM Assembleia.


DEPOIMENTOS


Djalma Pinto afirma que Narcélio Limaverde é “um jovem que não se intimidou com o passar do tempo”. Para o jurista, o tempo só passa e preocupa quem não ama o que faz. “Sua dedicação à profissão e a seriedade no seu exercício o tornaram um ícone para as novas gerações”, avalia.


“Tenho o maior orgulho de ter no nosso Ceará um profissional da sua categoria, com tantos anos prestando serviço ao nosso povo. Sou seu fã”, registra o cantor e compositor Raimundo Fagner.


Para o jornalista Nonato Albuquerque, falar de Narcélio Limaverde é dizer da “experiência fantástica de ter acompanhado, ainda que de longe, o alçar do voo do apresentador do jornal do Canal 2, como noticiarista de emissoras de rádio”. “Cheguei a trabalhar com ele, na FM 93. Fomos nós - eu, ele, Rita Oliveira e Irazer Gadelha - as primeiras vozes dessa emissora”, recorda.


O jornalista Nelson Faheina assinala que 89 anos de vida representam a história de Narcélio Limaverde dedicada ao rádio, jornal e televisão, que “o transformaram numa das maiores expressões da imprensa do Ceará”. Ele destaca ainda que teve orgulho de trabalhar ao seu lado na extinta TV Manchete (atual Rede TV!) e no Sistema Verdes Mares.


BIOGRAFIA


Narcélio Limaverde começou a carreira de radialista na antiga emissora Ceará Rádio Clube PRE-9, em 1954, trabalhando posteriormente como assistente da direção comercial. Naquela época, ganhou dos ouvintes e já admiradores a denominação de “o locutor dos brotinhos”.


Em 1960,esteve presente na fundação da primeira emissora de televisão do Ceará, a TV Ceará (Canal 2), pertencente aos Diários Associados, tornando-se o primeiro apresentador de TV do Estado. Dois anos depois, ingressou na Rádio Dragão do Mar como radialista e assistente do departamento artístico da emissora.


Narcélio também foi jornalista na rádio Jornal do Comércio de Recife (PE). Em 1970, foi apresentador do Sistema Verdes Mares. Trabalhou ainda na TV e rádio Uirapuru,AM Cidade, rádio Assunção Cearense e rádio FM do Povo.


Em 1986, Narcélio ingressou na carreira política, eleito o deputado estadual mais votado do Ceará e também o primeiro colocado em Fortaleza, atuando como constituinte estadual (1988/1989). O resultado eleitoral demonstrou sua popularidade e reconhecimento do serviço profissional prestado à comunidade.


Atualmente, apresenta o programa Narcélio Limaverde, na rádio FM Assembleia 96,7, onde ingressou em sua fundação. Narcélio é membro honorário da Academia Cearense deLetras e Jornalismo (ACLJ).


ORIGINAL: BD/CG/com Comunicação Interna

Nenhum comentário: