Translate

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

MÍDIA Site divulga um projeto que ninguém mais ouviu falar

Você acredita na possibilidade de o Brasil entrar na corrida espacial e, daqui há quatro anos, o próximo lançamento para a Lua ser feito de uma base espacial aqui do País? Essa informação foi pregada há alguns meses pelo site Mídia Interessante e deixou muita gente impressionada. Porque, na verdade, desde que o assunto foi ventilado, não mais se ouviu falar dele, ainda mais quando se sabe que é um tempo exíguo para a construção de estruturas a fim de atender ao projeto. Olha a notícia como foi publicada: 


A probabilidade é pequena mas não é descartada. Após o Senado brasileiro aprovar o acordo entre Brasil e EUA para uso da base de Alcântara por 20 anos. Vale lembrar que o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) é situado na latitude 2°18’ Sul da Linha do Equador, no estado brasileiro do Maranhão, no qual essa localização privilegiada corresponde a uma rotação de 1.660 km/h.
Agora… Imagine você sentado em um palanque, comendo pipoca e filmando a ida da primeira mulher a Lua? Sim, mulher! E detalhe no Brasil! Parece coisa de filme. É difícil mas não impossível. A NASA não pronunciou nada a respeito, até mesmo porque eles recentemente lançaram a lista de parceiros para o projeto “Moon to Mars” (link), a prioridade é Miami no Cabo Canaveral, porém tudo vai depender dos custos. A base fica no Centro Espacial John F. Kennedy (KSC) é o porto espacial de lançamento de veículos espaciais da NASA localizado no Cabo Canaveral, na Ilha Merritt, nos Estados Unidos, o local se localiza entre Miami e Jacksonville, foi de lá que saiu o Apollo XI.Inclusive, é mais fácil ver a NASA utilizando a base brasileira para a segunda ida do homem a lua em 2024 do que o sonho de muitos brasileiros de ver a SPACE X por exemplo no BRF ou no Facon Heavy indo para Marte de Alcântara. Mas é importante ressaltar que a segunda opção não é nada impossível também. E até mesmo visionários bilionários como o homem mais rico do mundo, o Jeff Bezos da Blue Origin já gostaram da ideia e ficaram de olho no Brasil.

Nenhum comentário: