Translate

sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

CURIOSA. Homem move ação inusitada contra a Globo

É cada uma que acontece! Um indivíduo de nome José Bom Sucesso processou a Rede Globo por danos causados pela novela “Bom Sucesso”. Ele pedia o valor de R$ 19.960, alegando o uso indevido de seu sobrenome pela emissora. A decisão, em 1ª instância, classifica a ação como improcedente. Entretanto, ainda cabe recurso. Li no jornal O Povo e fiquei matutando: será que tem gente que chegue ao absurdo de invocar para si direitos num caso como esse?


Em julho José abriu um Boletim de Ocorrência pelo mesmo motivo. Segundo o homem, ele sofre “constrangimento pela utilização e exposição do sobrenome de sua família em rede nacional”. Em justificativa dada, ele afirmou que sua família patenteou a marca "Bom Sucesso". 
Em defesa a Rede Globo alegou que o nome da novela não faz referência ao sobrenome, mas ao bairro carioca “Bonsucesso”. De acordo com a emissora, ela "não possui qualquer relação com o sobrenome do réu, sendo, na verdade, um jogo de palavras com o nome do bairro carioca de Bonsucesso, onde se passa a trama".
José apresentou manuscritos da patente de "Bom Sucesso", que são classificados pelo advogado da Globo como não tendo "qualquer validade". A defesa ainda afirma que o nome "Bom Sucesso" ou "Bonsucesso" são localidades em várias partes do Brasil.
O juiz Cléverson de Araújo, que julgou o caso, classificou a a ação como "vergonhosa". "O autor tem o mesmo sobrenome que um bairro do Rio de Janeiro que inspirou a novela produzida pelo réu. A produção artística não tem nenhum vínculo com o autor, não explora sua imagem, tampouco lhe causa qualquer espécie de dano. Não há nem sombra de motivo que justifique indenização. Vergonhosa, para dizer o mínimo, a pretensão reparatória deduzida. Diante do exposto, julgo improcedente o pedido", disse.

Nenhum comentário: