Translate

domingo, 1 de dezembro de 2019

TV. A emissora cearense que chegou a peitar a Rede Globo


Este ano de 2019, completou uma década que a emissora cearense, TV Diário, deixou de ter a expansão que, rapidamente, alcançou com uma programação totalmente produzida em casa. Uma exigência da Globo, emissora retransmitida pela irmã da Diário, a Verdes Mares, que obrigou a direção a desativar as emissões nacionais, que já faziam concorrência a rede dos Marinho. Caso não atendesse à exigência, a Globo desfiliaria a Verdes Mares. 

Com isso, a Diário foi aos poucos se mantendo com programação regionalizada, até que sua grade foi sendo preenchida por por filmes e desenhos. Isso significou a perda de patrocinadores e, aos poucos, o elenco foi sendo desativado. Esse episódio produzido pela Globo foi documentado em um vídeo que, este mês de dezembro, já alcançou quase 14 mil visualizações. No documentário, "A mágoa da TV Verdes Mares", a verdade da TV Diário, emissora nordestina que chegou a peitar a poderosa "vênus platinada".

4 comentários:

José de Arimatéa dos Santos disse...

Uma pena a saída da Tv Diário das parabólicas. Até hoje as pessoas lembram da programação da Diário Brasil a fora. Tinha um conteúdo diferente do que se produzia do no eixo Rio-Sampa. E por isso conquistava audiência de norte a sul do país.
Hoje um canal de tv totalmente descaracterizado, cheio de enlatados. E infelizmente um jornalismo centralizado na capital, Fortaleza, e sem aquela cobertura de todo o território cearense.

Sá Barreto disse...

pense numa coisa ruim para o radio cearense que são esses enlatados paulistas da saudosa AM do Povo e FM do Povo...além de extinguir a mucuripe fm arrendando a paulistada... $$$$$ que importa.

Anônimo disse...

A TV Diário não tem mais o brilho de dez anos atrás...isso é inegável. O duro golpe da perda do Ênio Carlos parece ter afundado a emissora de vez. A audiência no CE ainda é boa por causa dos jornalísticos. Sábado e domingo a programação tá bem precária, não estou mais reconhecendo esse canal. O programa Tarde Livre que reestreou ontem mostra isso. O original era bem rico, interessante e muito bem conduzido pela Carla Soraya, hoje parece um canal de youtuber com uma linguagem bem distante das donas de casa, uma coisa fútil e artificial, uma versão piorada do "Aqui na Band". Falo como telespectador.

Outra crítica é o jornalismo da Verdes Mares. Essa tentativa de ser do povão está transformando jornalistas em caricaturas. Nem preciso comentar. Um jornal de almoço que já estava no tom certo desesperado tentando virar o Balanço Geral. Daqui uns dias vai ter quadro de fofocas falando da high-society cearense. A TV Diário já nasceu assim, a TVM não e não pode se perder assim.

Anônimo disse...

Creio que isso seja falta de mão de obra qualificada e pouca gente pra produzir. Muito gente promissora está fora do mercado.
Na Jangadeiro mesmo, eu lembro de um rapaz que era repórter e produtor do programa do Fagata. Arnaldo, se não me engano. Ele chegou até a apresentar o programa algumas vezes.
Mesmo sendo jovem e num programa de entretenimento, ele trazia o tom certo para a atração, com matérias mais sérias e em alguns casos, mais leves, porém com prestação serviço. Os diretores precisam valorizar mais os nossos talentos.
Basta ter oportunidade, que as emisorras de fora ficam de olho. Provas disso são a Taís Lopes e a Bianca Saraiva. O Isaac Macedo, que veio do Cariri, é o outro que tem muito talento.