Translate

quinta-feira, 14 de novembro de 2019

SERVIÇOS. O que não vai ao ar porque é feriado nacional


Em um feriado como esse da Proclamação da República, a galera quer mais é descanso, sombra e água fresca. A maior parte dos serviços não funciona. Entretanto alguns poderiam prestigiar a folga do trabalhador, oferecendo-lhe a chance de expandir a sua cultura. Como entender um museu que fecha aos domingos e feriados? O MAU-Museu de Arte Universitária faz isso. Não funciona. O metrô, também, não circula. Num parece estranho? Até programação de rádio e tv é alterada. Porque é feriado.
Museus, em qualquer lugar do mundo, abrem aos domingos e feriados oportunizando visitas de quem passa a semana no batente. Alguém vai dizer, "ah! operário não tem hábito disso no Brasil". Por falta de incentivos. 

Nos feriados, o metrô de Fortaleza poderia facilitar o seu deslocamento para uma praia, um passeio com a família; mas não, os trens não circulam. Será que não passa pela cabeça dos dirigentes desses órgãos que são em dias assim que se tem a chance de oferecer oportunidades de transporte aos trabalhadores para irem a um shopping, a um cinema ou outra diversão? 

Nessa discussão, só falta mesmo acontecer da programação de rádio e TV deixar de ir ao ar, por ser um feriado. Faltava não; isso já acontece. 

Em algumas emissoras, programas dão folga aos seus apresentadores e não existe esquema de substituição. Que pena que os fãs do esportivo 'Apaixonados Por Futebol", da TV da Gente, canal 25.1 ficam privados de assistir o Bosco Farias comandando o programa. Ele não vai ao ar. Porque é feriado. 


Ainda bem que empresas mais coerentes com o seu público nao sacrificam seus ouvintes da fidelidade de audiência. Pagam o plantão do funcionário, não alteram a programação e, com isso, ganham mais clientela. De folga no feriado. 

Jornais circulam. Rádios e emissoras funcionam. Em algumas redações pode até acontecer de titulares serem substituídos por plantonistas, mas dificilmente há alteração da programação. 

Já imaginou o Jornal Nacional não indo ao ar, por ser feriado? E o capítulo da novela deixar de ser exibido porque é feriado? 

Nenhum comentário: