Translate

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

JORNAIS. Canonização tem pouco espaço no A Tarde


Em sua página "Mídia Mundo", onde analisa o dia-a-dia do impresso brasileiro, o consultor Eduardo Tessler elogia jornais que atentaram para a manchete principal do dia - a canonização de irmã Dulce - e lamentou que a edição de "A Tarde" desse preferências a assuntos de menor soma, do que o evento realizado no Vaticano. Principalmente, por ser um jornal editado em Salvador, na terra da freira canonizada.  

A lenta agonia de A Tarde

O jornal A Tarde (Salvador, BA) está morrendo.

Depois da crise econômica, da queda de circulação, dos desacertos empresariais, agora o editorial do histórico diário baiano está dando sinais de cansaço. Pelo jeito não há mais como reverter o quadro. Chegar vivo ao final do ano terá sido um feito louvável.

A canonização de Irmã Dulce é destaque sem margens para dúvidas em vários jornais brasileiros hoje, como o Estado de Minas (Belo Horizonte, MG) e Jornal do Commércio (Recife, PE). Mas em A Tarde a manchete é outra. Irmã Dulce ocupa apenas o terço superior.

A nova santa é mineira? Pernambucana? Não, Irmã Dulce nasceu, viveu e morreu em Salvador, onde, aliás, está seu santuário. Mas A Tarde distribui a atenção com vários outros temas. Para o jornal soteropolitano, parece normal o que ocorria no Vaticano. O diário assume sua irrelevância e não oferece meios para recuperar o espaço perdido.

Triste fim para um marco no jornalismo brasileiro. Seus dias estão contados.


Nenhum comentário: